Publicidade

RH

Desenvolvimento Criativo

Alunos do Senai FabLab levam projetos a locais de vulnerabilidade social

Estudantes de Resende constroem Aquafilter Home e Fabteca, que visam incentivar a preservação e economia da água, além de estimular o hábito da leitura

Geral  –  04/07/2017 21:14

(Fotos: Divulgação/Brunna Monteiro) 

Agora é oficial: No total, 39 alunos receberam o certificado na segunda-feira, dia 3 

Um ambiente de aprendizagem que estimula o desenvolvimento criativo de protótipos e soluções voltadas para o bem comum e social. É com esse pensamento que 39 alunos do projeto FabLab Social receberam o certificado na segunda-feira, 3, no curso de qualificação de Assistente de Projetos. Ao longo da formação, os participantes aplicaram o conhecimento na construção de protótipos voltados para preservação da água e incentivo à leitura. Esses projetos já têm destino certo e serão implantados em pontos periféricos de Resende com grande circulação de pessoas. 

Inaugurado em março deste ano, o Senai FabLab é um espaço para estimular a criatividade e o espírito inovador de seus alunos, que podem ser os futuros profissionais da indústria. No local, os estudantes têm acesso a equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, kits Arduino para montagem de circuitos eletrônicos, entre outros. O laboratório faz parte de uma rede mundial de FabLabs, criada no Center for Bits and Atoms, do MIT (Instituto de Tecnologia Massachusetts). 

O especialista em educação do Senai Rio, Fernando Pinto, frisou que o FabLab é uma oportunidade de desenvolver uma ideia que flui para uma possível solução. 

- Os alunos veem que o que estão produzindo é real e aplicável, e tem uma finalidade para o bem social, que é de responsabilidade de todos - salienta. 

Para o diretor do Polo Industrial Brasil do Grupo PSA em Porto Real, Eduardo Chaves, o programa projeto FabLab Social, uma parceria entre o Sistema Firjan, a empresa e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), vai além da interação entre aluno e professor. 

- É um trabalho que mexe com a personalidade dos estudantes. A partir do momento em que passam a vivenciar e criar projetos práticos em prol do outro, passam a tomar gosto pelo aprendizado - define. 

_______________________________________________________

Durante o curso de Assistente de Projetos FabLab, os estudantes construíram ideias com foco em sustentabilidade e incentivo à leitura. O Aquafilter Home, sistema de captação e filtragem de águas pluviais, foi desenvolvido com componentes de baixo custo, com o objetivo de incentivar a economia de água e evitar o desperdício, além de reduzir o valor da conta mensal. Segundo Adrienne Maia, 17 anos, foi pensado junto à equipe que o projeto deveria ter como diferencial o baixo custo e fácil manuseio.

_______________________________________________________

- Nossa ideia é conscientizar que além da água canalizada, qualquer pessoa pode construir uma cisterna para armazenar água da chuva com baixo custo e até materiais recicláveis. Essa água pode ser utilizada para limpar o chão, lavar o banheiro e até roupas - salienta Adrienne, acrescentando que o sistema foi projetado com filtragem, mas é recomendada a limpeza a cada três meses que o próprio usuário pode fazer, sem precisar gastar com mão de obra. 

Os alunos também criaram a Fabteca, que vai ampliar o acesso da população de baixa renda aos livros. O projeto é uma forma de incentivo à criatividade, imaginação, melhora na fala e escrita e desenvolvimento do senso crítico. A minibiblioteca conta inicialmente com 30 livros e aumentará sua capacidade com a ajuda dos usuários, que podem levar o livro para casa e colaborar com doações. 

- Nós pensamos no aproveitamento da luz solar ou do ambiente que a Fabteca for instalada, além do cuidado em deixá-la bem protegida das variações climáticas, caso seja colocada em local ao ar livre. Por isso, ela foi feita em MDF com revestimento em acrílico, o teto projetado e fechamento da porta automático para não entrar água em caso de chuva”, detalhou João Victor de Carvalho, 17 anos, um dos 20 estudantes de escola pública que participaram do Projeto FabLab Social. 

O primeiro Aquafilter Home, sistema de captação de água da chuva criado pelos alunos do programa FabLab Social, será implantado na Escola Estadual Antonina Ramos Freire, na Cidade Alegria, para a irrigação de horta. Já os primeiros locais a receber a Fabteca são o Parque Tobogã, na Vila Julieta, e o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS), do bairro Toyota. 

Sobre o projeto FabLab Social 

O Projeto FabLab Social busca promover a inclusão, desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação e da abordagem de temas relacionados à formação cidadã. Com isso, eleva o potencial de reflexão dos participantes e contribui para o desenvolvimento integral de cidadãos e profissionais. Para o 2º semestre, está prevista a formatura de mais duas turmas do projeto na unidade Senai Barreto, em Niterói.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×