Publicidade

RH

Artesãos e Artistas

Feira Circular será realizada na praça da Biblioteca de Volta Redonda

Movimento independente busca valorizar a identidade cultural, incentivar o empreendedorismo, a sustentabilidade e novas formas de consumo

Geral  –  11/08/2017 00:43

Publicada: 09/08/2017 (16:05:20) . Atualizada: 11/08/2017 (00:43:12) 
  • 17h - Sabe Quando Que - Bianco Marques

  • 16h30 - DJ Funil

  • 18h - Intervenção poética - Anielli Carraro

  • A Óleo Local, de Volta Redonda, vai chegar junto com um ponto de coleta de óleo de cozinha usado

  • 18h30 - Palhaço Pudim - Anderson Alves

(Fotos: Divulgação)

Arte invadindo a rua: Programação começa às 16h, nesta sexta-feira, 11 de agosto 

Música, arte, moda, decoração e sustentabilidade invadindo as ruas. Nesta sexta-feira, 11, das 16h às 21h30, artesãos e artistas do Sul Fluminense vão ocupar a praça da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Ao todo, 20 marcas independentes vão expor seus produtos. A feira também vai dialogar com os mais diversos movimentos e valorizar os artistas da região, trazendo identidade cultural, incentivo ao empreendedorismo e novas formas de consumo.

A programação cultural inicia às 16h30 com DJ Funil, da Mameluco Sistema de Som. Ele vai mandar em versão solo uma seleção de músicas resgatando o lado pouco conhecido da MPB. Em seguida, às 17h, terá a apresentação “Sabe Quando Que”, de Bianco Marques, que vai traduzir em uma performance musical a falta de palavras para descrever um sentimento. Às 18h, a feira vai receber o Vitrine Cultural com a intervenção poética de Anielli Carraro, acompanhada do varal de poesias de Elisa Carvalho. 

Às 18h30, o Palhaço Pudim, interpretado por Anderson Alves, fará cenas de improviso com perna de pau e degustação de “pudim de flores”. Já às 17h, o Jongo di Volta vai realizar uma vivência de dança de roda afro-brasileira acompanhada de tambores e cantos. E para finalizar, às 20h, terá música ao vivo com a Banda Cultura Brasil, grupo formado por integrantes do projeto Meninos do Batuque. 

Artesã e idealizadora da Feira Circular, Eliza Nascimento explica que a ideia surgiu da necessidade de estimular o protagonismo de pessoas que desenvolvem trabalhos independentes na região. 

- Como o círculo, onde não há começo e nem fim, a feira busca valorizar a identidade cultural, empreendedorismo e novas formas de consumo. É a arte invadindo a rua - define. 

Ponto de coleta de óleo de cozinha usado 

Dar o destino correto a resíduos poluentes acumulados dentro das casas ou até de empresas é um dos focos da feira. Por isso, a Óleo Local, de Volta Redonda, vai chegar junto com um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, como forma de incentivo ao descarte com responsabilidade. 

- De 2010 até hoje, já recolhemos 800 mil litros de óleo, que poderia contaminar até 25 mil litros de água se esse resíduo altamente poluente fosse jogado em rios e mares - ressalta o fundador da Óleo Local, Rafael Cabral, o “Cigano”, acrescentando que a empresa recolhe óleo em toda região sul fluminense, recicla e o transforma em biodiesel, combustível 70% menos poluente que o diesel. 

Como exemplo de projetos sustentáveis que visam o reaproveitamento de materiais descartados, reduzem a poluição ambiental, e geram renda, a DecorPallets, de Volta Redonda, vai expor móveis de baixo custo fabricados com a reutilização de madeira de paletes. 

A I Feira Circular, realizada em parceria com o Refúgio do Monte Casa Colaborativa, tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Óleo Local, DecorPallets, Jongo di Volta, Vitrine Cultural e Mameluco Sistema de Som. 

Confira a programação cultural 

. 16h - Abertura
. 16h30 - DJ Funil
. 17h - Sabe Quando Que - Bianco Marques
. 18h - Intervenção poética - Anielli Carraro
. 18h30 - Palhaço Pudim - Anderson Alves
. 19h - Jongo di Volta
. 20h - Banda Cultura Brasil
. 21h30 - Encerramento

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×