(Foto: Divulgação)
Fim de semana diferente: Programação especial, voltada para todos os públicos e idades
A Praça Oliveira Botelho, palco de diversas manifestações artísticas e populares, vai resgatar sua importância histórica para a cultura resendense neste domingo, 5, Dia Nacional da Cultura. Com uma ampla programação, voltada para todos os públicos e idades, a comemoração é uma boa oportunidade para que as famílias possam fazer algo diferente no fim de semana e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura local.
As atividades, promovidas pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda com a apoio de diversos parceiros e voluntários, serão realizadas na Praça Oliveira Botelho e no Museu de Arte Moderna, no Centro Histórico, a partir das 10h30, quando termina a missa na Igreja Matriz.
Entre as atrações previstas estão apresentações de dança, brincadeiras com palhaços, roda de rima, leitura e um café cultural, onde são relatados “causos” e fatos históricos da cidade. Além disso, também serão oferecidas diversas oficinas gratuitas com a participação de profissionais renomados, como oficinas de mangá, desenho livre e fotografia, sem contar uma visita guiada ao 45º Salão da Primavera - o mais tradicional e importante evento artístico promovido pelo MAM Resende.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a comemoração do Dia Nacional da Cultura não poderia acontecer em um local melhor e mais democrático: a praça.
- Infelizmente, por muitos anos, a cultura no Brasil ficou restrita a espaços fechados, aos quais a população praticamente não tinha acesso. Por isso, aqui em Resende, tomamos a decisão de levar a cultura para a rua e a comemoração do dia 5 é uma boa mostra disso, assim como o Festival de Teatro, que este ano terá espetáculos de rua - disse o prefeito.
Confira a programação
Praça Oliveira Botelho
. 10h30h - Apresentação de palhaçaria com Cia. Upalalá
. 11h - Apresentação do grupo Dança & Magia
. 10h ao meio-dia - Projeto Árvore do Saber, com leitura para crianças e adultos
. 15h - Roda de Rima
. 16 às 17h - Café Cultural, com a participação do diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, e do professor Marcos Cotrim, presidente da Academia Resendense de História (ARDHIS)
. 17h30 - Apresentação bloco B.R.E.G.A (Bloco Recreativo de Embalo da Grande Alegria
Museu de Arte Moderna
. 10h às 11h15 - Oficina de Mangá (desenho japonês), em tinta nanquim, com o desenhista Davi Pereira, conhecido como Davi.nci. A oficina, para a qual será necessário levar pincel fino, atenderá até 15 pessoas, maiores de 6 anos
. 11h30 às 12h15 - Visita guiada ao 45º Salão da Primavera, com explicação das técnicas e curiosidades sobre a confecção das obras, com a presença dos artistas Christian Meyn, Juliana Bernabô, Laine Setta, André Aaltonen e Davi.nci
. 14h às 15h30 - Oficina de desenho livre. Os interessados devem levar lápis e borracha. A oficina atenderá até 15 pessoas de todas as idades
. 16h às 17h30 - Oficina de fotografia, com o fotógrafo Christian Meyn, da revista “Geografic Universal”. Os interessados precisam ter mais de 12 anos e devem levar máquina fotográfica, celular ou tablet. A oficina atenderá 15 pessoas
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Inscrições - Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo e-mail mam.resende@gmail.com e é necessário informar dados como nome completo, idade e telefone de contato.
> Endereços - Praça Oliveira Botelho: Localizada no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico. MAM: O Museu de Arte Moderna fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, também no Centro Histórico.