(Foto: Divulgação)
Recorte histórico: Início dos trabalhos será em 27
de março (terça-feira), às 18h, no Memorial Zumbi
Pesquisar a história e memória dos negros que viveram e vivem em Volta Redonda, não só no período da construção da cidade e da CSN, mas também durante o período anterior, das fazendas, como a Fazenda Três Poços, entre outras. Esse é o objetivo do Quilombo de Aço, um subprojeto do Residência na Memória que entrou na iniciativa denominada “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”.
O início dos trabalhos será em 27 de março (terça-feira), às 18h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, com uma roda de conversa reunindo alguns convidados e convidadas especiais, como explica Giglio, da Guerrilha Produções:
- São convidados relevantes para esse nosso recorte histórico. Pretendemos fazer um trabalho que traga à luz essa história com registro fotográfico e com minidocumentários baseados nas técnicas de História Oral.
Logo após a roda de conversa, às 20h, em parceria com o Coletivo Kekerê, será realizado um sarau abordando a cultura afro-brasileira, com artistas da cidade e Microfone Aberto.
Para esse evento, a Guerrilha Produções e o projeto Residência na Memória contam com a parceria do Ecfa Francisco de Assis, do Coletivo Kekerê e da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda.
> Memorial Zumbi - Rua 23-A, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.
“21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”
A iniciativa denominada “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” é uma convocação a todos a enfrentarem o racismo na vida cotidiana, nas instituições, nas mídias, em todos os espaços. Trata-se de uma articulação de vários movimentos sociais, coletivos, instituições de ensino, e em parceria com o Observatório de Direitos Humanos Sul-Fluminense, organizando três dias de debates, reflexões e intervenções na UFF de Volta Redonda, Campus Aterrado (Auditório - Bloco C).
Confira a programação completa
. Dia 20/3, às 14h - Mesa 1: Saúde da população negra
Palestrantes:
- Kwame Yonatan (doutorando Psicologia Clínica PUCSP e integrante dos Margens Clínicas)
- Elizabete Guimarães (pedagoga e educadora popular)
Moderador: Ricardo Sparapan Pena (Depto. Psicologia UFF/PUVR)
. Dia 21/3, às 14h - Mesa 2: Educação e questões raciais
Palestrantes:
- Iolanda de Oliveira (PENESB)
- Renato Noguera (UFRRJ)
- Moderador: NEGRUFF
. Dia 22/3, às 14h - Mesa 3: Racismo institucional e o desafio da mulher negra no mercado de trabalho
Palestrantes:
- Sandra Gurgel (doutoranda Ciências da religião PUCSP)
- Carolina Rocha Silva (doutoranda em Sociologia pela UERJ)
Mediadora: Alda Iza