(Foto: Divulgação)
Basta fazer a inscrição e ter um tempo disponível uma vez por semana, das 8h30 às 13h, ou das 13 às 17h
O Centro de Artesanato Municipal de Barra do Piraí já atua há 20 anos no município, onde são confeccionados diversos produtos. Antigamente, os trabalhos eram expostos e vendidos em barracas na Praça Nilo Peçanha. Após o Carnaval, retornam os cursos de artesanato, proporcionando a possibilidade de ganhar uma renda com os artigos.
Hoje funcionando no bairro Matadouro, o local possui 36 artesãs, e, de acordo com a funcionária Ana Cristina Novaes, as matérias primas são compradas com o próprio dinheiro.
- Só o prédio é da Prefeitura de Barra do Piraí, as outras eventualidades são da parte das operárias - disse.
Todo o trabalho é feito a mão e, em cada fabricação, podem ser usados diferentes produtos, como linha, barbante, tecido, tinta, pincel, madeira, MDF, jornal, entre outros. O projeto também conta com cursos de reciclagem em garrafa PET, crochê, tricô, trabalhos com feltro e pintura em tecido. Sendo assim, os produtos podem variar de R$ 6 até R$ 100.
- Em vista de anos anteriores, o número de visitação ainda é pouco, mas, para fazer parte do Centro de Artesanato é bem simples. É só ir ao local, fazer sua inscrição e ter um tempo disponível uma vez por semana, das 8h30 às 13h, ou das 13 às 17h - informou Ana Cristina.
> Se você deseja fazer uma visitação, que é gratuita, ou uma doação, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30n às 17h, e no sábado, das 8h30 ao meio-dia. O Centro de Artesanato Municipal fica localizado na Rua Luis Barbosa, 200, no bairro Matadouro.