Publicidade

RH

Novo Coronavírus

Oficinas de arte e cultura para a população de rua

Teatro e música estão no calendário de atividades realizadas no abrigo montado na Arena Esportiva, em Volta Redonda

Geral  –  19/04/2020 19:14

9304

 

(Foto: Divulgação)

Na sexta-feira, 17, foi realizada a oficina de percussão, por meio de parceria com o coletivo feminino Samba de Dandara; durante a manhã, o grupo aprendeu noções básicas de música e a tocar instrumentos musicais

 

A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a iniciativa privada, está realizando oficinas para os usuários do abrigo para a população em situação de rua, montado na Arena Esportiva, no bairro Voldac. No calendário de atividades, toda segunda-feira, às 20h, eles participam de oficinas de teatro; às terças, no período da tarde, fazem atividades físicas; e às sextas acontecem as oficinas de música, das 10 às 11h.

O prefeito Samuca Silva destacou que o espaço, criado inicialmente para afastar e proteger essas pessoas do coronavirus, vem ampliando o atendimento de acordo com a necessidade dos abrigados.

- Eles recebem, além da alimentação, todos os cuidados necessários para manter a saúde em dia. Agora, estamos fechando essas parcerias para ocupar o tempo deles e proporcionar momentos de descontração. Nosso objetivo é que, quando tudo isso passar, eles possam retomar a vida e resgatar o vínculo familiar - disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, a iniciativa visa ofertar espaços de escuta e propor atividades recreativas e terapêuticas para os abrigados.

- Nosso objetivo é promover a saúde física e mental dos assistidos. Para isso, estamos ocupando o tempo deles durante toda a semana. Cada dia eles participam de uma atividade diferente - explicou.

Lair Amadeu da Silva, de 29 anos, participou da oficina de percussão e elogiou a iniciativa.

- Vim parar na rua porque perdi meu emprego e ficar nesse espaço e participar das atividades propostas aqui tem levantado minha autoestima. Toda ajuda é muito bem-vinda. É muito importante para nós saber que tem gente pensando no nosso bem estar.

Abrigo

Criado para a proteção contra o novo coronavírus, o local tem capacidade para atender 40 pessoas. A estrutura conta ainda com um espaço de isolamento para quem tem algum sintoma suspeito da Covid-19. Durante o dia todo, até as 20h, a equipe do Consultório na Rua, composta por enfermeiros, psicólogo, técnico de enfermagem, assistente social, além da equipe da Saúde Mental, auxilia os abrigados. Após esse horário, eles ficam com um cuidador em saúde e um guarda municipal monitora o local.

O espaço de isolamento é destinado aos usuários que apresentem sintomas suspeitos da Covid-19. Pessoas que tiverem agravamento do quadro, sem melhora com o uso de medicação, são encaminhadas para unidades de referência.

O município conta ainda com outros locais para atender as pessoas em situação de rua: o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP, o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), que funciona na rodoviária e o Abrigo Municipal Seu Nadim. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×