(Foto: Divulgação/Luiz Fernandes)
Show será no dia 23 de junho (sexta-feira), às 19h; comemoração dos 20 anos de estreia do espetáculo
Em comemoração dos 20 anos de estreia do espetáculo “Coração Caipira”, o ator Jackson Antunes volta aos palcos para apresentar o universo de poetas populares que contam histórias do povo do sertão. Na sexta-feira (23 de junho), o espetáculo será apresentado às 19h, no Sesc Barra Mansa. Os ingressos a preços populares devem ser adquiridos na unidade.
Em cena, ao lado dos violeiros Decão e Marimbondo de Chapéu, o artista mostra seu lado cantor - ou cantador, como prefere ser chamado -, além de trazer muita música caipira: Tião Carreiro, Téo Azevedo, pagodes de viola e parte do folclore de sua terra no norte de Minas.
O espetáculo é quase todo cantado, entremeado com versos curtos de Guimarães Rosa.
- Tenho uma ligação muito grande com o povo do sertão. Costumo ouvir que tenho a cara do caboclo brasileiro, o que me enche de orgulho - diz Jackson Antunes.
É esse espírito de homem da terra, afeito à tradição popular, com raízes no Brasil profundo, que talvez explique sua forte identificação junto ao grande público, como pode ser visto no sucesso da regravação de “Pantanal” e em tantas novelas rurais. À sua origem social humilde se contrapõe à riqueza cultural de sua infância, marcada pelas Folias de Reis típicas do norte mineiro, pelos tempos vindouros do circo e, sobretudo, pela música regional.
A ideia é fazer um dedo de prosa com a plateia, como uma boa roda de viola.
- Quero que o público faça uma verdadeira viagem por esse universo de homens simples - conta Jackson Antunes, que convida a plateia para um batismo caipira, à base de uma boa cachaça mineira.
Em “Coração Caipira”, busca-se, segundo o artista, “despertar em cada um o sentimento de pertencimento, em um país plural que não pode deixar cair no esquecimento nomes e crenças tão importantes para nossa história na música”.
O espetáculo foi selecionado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar.
> Show Coração Caipira - Jackson Antunes - Data: 23 de junho (sexta-feira), às 19h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística, mediante apresentação de registro profissional). A entrada é gratuita para quem possui credencial plena Sesc e para público cadastrado no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom, Barra Mansa.