Publicidade

RH

Entrada Gratuita

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e violista russo realizam concerto

Espetáculo de julho da temporada oficial da OSBM tem repertório composto por Schubert, Ravel e Bartók

Lazer  –  09/07/2016 20:39

1

(Fotos: Divulgação/Fabricio Rezende)

Vladimir Babeshko é o convidado para “Contrastes sinfônicos”, na Igreja Matriz de São Sebastião 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o violista russo Vladimir Babeshko, para o concerto “Contrastes sinfônicos”, na Igreja Matriz de São Sebastião. A apresentação acontece nesta terça-feira, 12, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Regida pelo maestro Nilton Soares, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa selecionou obras desafiadoras para o concerto de julho de sua temporada oficial. O programa do concerto “Contrastes sinfônicos” apresenta a versatilidade sonora da orquestra ao reunir Bartók, Schubert e Ravel. A noite se inicia com a “A Tumba de Couperin”, de Ravel, em que o compositor homenageia amigos de infância e pessoas que o ajudaram durante a 1ª Guerra Mundial.

Para interpretar uma das principais obras escritas para viola, o “Concerto para Viola, Sz. 120, BB 128”, de Bela Bartók, a OSBM convidou o violista russo Vladimir Babeshko como solista. Vladmir é a primeira viola da OSB e mesmo muito jovem ganhou prêmios e distinções em várias competições internacionais. Entre 2005 e 2008, foi solista da Orquestra Acadêmica do Festival de Schleswig Holstein. Em 2009, recebeu o Rohde Viola Prize e foi contratado como solista na Baden-Baden Philharmonic Orchestra. Em 2012, fez muito sucesso como solista em Arvo Pärts “Tabula rasa”, ao lado da violinista Ye-Eun Choi e bolsistas da Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim.

O concerto se encerra com a Sinfonia em Ré Maior nº 3 D. 200, de Franz Schubert, outro desafio musical para a OSBM. Neste concerto de contrastes e desafios, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é comandada por seu regente assistente, Nilton Soares, que atua no Projeto Música nas Escolas desde 2013. Nilton, além da OSBM, já regeu a Banda Sinfônica de Barra Mansa, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Florença, na Itália. 

OSBM e a Temporada das Cores 

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há onze anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

Em 2016, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa escolheu uma cor para representar cada concerto de sua temporada oficial. A Temporada das Cores enche a cidade de Barra Mansa de música e cor. Em julho, a cor escolhida foi o verde, que com suas diversas possibilidades de tons representa a diversidade e contrastes presentes no concerto deste mês.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. 

Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Concerto Contrastes Sinfônicos - Data: 12 de julho (terça-feira). Horário: 20h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião. Regência: Nilton Soares. Solista: Vladimir Babeshko, viola. Programa: Le tombeau de Couperin (A tumba de Couperin) - Ravel; Concerto para Viola, Sz. 120, BB 128 - Béla Bartók; Sinfonia em Ré Maior nº 3 D. 200 - Schubert.

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×