(Fotos: Divulgação)
Nesta quinta-feira: Programa conta com Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi, entre outros gênios da música
O Festival Vale do Café recebe, pelo nono ano consecutivo, a participação do Projeto Música nas Escolas. Nesta edição, a Camerata de Cordas Juvenil se apresenta, interpretando clássicos de vários períodos da história da música. O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, às 19h, nesta quinta-feira, 28. Entrada gratuita.
A Camerata de Cordas é formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que se reuniram para apresentações mais próximas do público. Com seu poder de adaptar seu repertório de acordo com o evento, o programa conta com Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi, entre outros gênios da música.
O repertório selecionado pela Camerata atende ao Festival Vale do Café, que leva música de qualidade para diversos cenários da região. Em recente concerto didático, a Camerata se adaptou à plateia da Escola Belo Horizonte, composta por alunos da pré-escola, e interpretou, além de Mozart e Beethoven, clássicos da Galinha Pintadinha. O grupo provou que pode se adaptar a todos os públicos e gostos.
_______________________________________________________
Para acompanhar o “Concerto para Flauta”, de Vivaldi, a Camerata convidou o flautista Felipe Braz.
_______________________________________________________
Assim como os músicos da Camerata de Cordas Juvenil, Felipe Braz é integrante da Orquestra Sinfônica de Barra e professor do Projeto Música nas Escolas. Além da OSBM, Felipe já atuou na Orquestra Experimental de Ópera da UFRJ, na Orquestra do Festival de Música de Campos dos Goytacazes e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Braz espalha seus ensinamentos por meio de aulas no Projeto Música nas Escolas e no Conservatório de Música de Niterói.
A Camerata de Cordas e o flautista Felipe Braz são integrantes do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCRNova Dutra e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o Projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Concerto da Camerata de Cordas Juvenil no Festival Vale do Café - Data: 28 de julho (quinta-feira). Horário: 19h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião. Endereço: Rua Andrade Figueira, 326, Centro, Barra Mansa. Solista: Felipe Braz, flauta. Programa: Sinfonia nº 1 para Cordas - Mendelssohn; Divertimento nº 3 - Mozart; Concerto Grosso III - Corelli; Élégie para Cordas - Tchaikovsky; Concerto para Flauta - Vivaldi.
_______________________________________________________
Projeto Música nas Escolas recepciona tocha olímpica
A tocha olímpica passa por Barra Mansa nesta quinta-feira, 28, e é recepcionada por um dos orgulhos da cidade, o Projeto Música nas Escolas. Durante o percurso da tocha no Centro da cidade, o público poderá apreciar a Banda Marcial e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A tocha olímpica está prevista para chegar a Barra Mansa às 16h.
Ao chegar ao centro de Barra Mansa, a tocha é acompanhada pela Banda Marcial e seu corpo coreográfico. A melhor banda do Brasil recebe a tocha e seu condutor, com toda potência musical e beleza coreográfica.
A primeira orquestra formada em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa não poderia deixar de participar deste momento para a cidade e o estado. Símbolo e orgulho da cidade, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa espera a tocha, na Praça da Igreja Matriz, para tornar a trilha sonora da passagem da tocha olímpica ainda mais emocionante.
Após a passagem da tocha olímpica, a música continua com o concerto da Camerata de cordas na Igreja Matriz de São Sebastião. A Camerata realiza concerto pelo Festival Vale do Café, a partir de 19h, com clássicos de todos os tempos da música mundial.