Publicidade

RH

Poder de Adaptação

Camerata de Cordas realiza concerto pelo Festival Vale do Café

Clássicos de vários períodos da música erudita em concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa

Lazer  –  26/07/2016 18:51

1

(Fotos: Divulgação)

Nesta quinta-feira: Programa conta com Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi, entre outros gênios da música

O Festival Vale do Café recebe, pelo nono ano consecutivo, a participação do Projeto Música nas Escolas. Nesta edição, a Camerata de Cordas Juvenil se apresenta, interpretando clássicos de vários períodos da história da música. O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, às 19h, nesta quinta-feira, 28. Entrada gratuita.

A Camerata de Cordas é formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que se reuniram para apresentações mais próximas do público. Com seu poder de adaptar seu repertório de acordo com o evento, o programa conta com Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi, entre outros gênios da música.

O repertório selecionado pela Camerata atende ao Festival Vale do Café, que leva música de qualidade para diversos cenários da região. Em recente concerto didático, a Camerata se adaptou à plateia da Escola Belo Horizonte, composta por alunos da pré-escola, e interpretou, além de Mozart e Beethoven, clássicos da Galinha Pintadinha. O grupo provou que pode se adaptar a todos os públicos e gostos.

_______________________________________________________

Para acompanhar o “Concerto para Flauta”, de Vivaldi, a Camerata convidou o flautista Felipe Braz.

_______________________________________________________

Assim como os músicos da Camerata de Cordas Juvenil, Felipe Braz é integrante da Orquestra Sinfônica de Barra e professor do Projeto Música nas Escolas. Além da OSBM, Felipe já atuou na Orquestra Experimental de Ópera da UFRJ, na Orquestra do Festival de Música de Campos dos Goytacazes e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Braz espalha seus ensinamentos por meio de aulas no Projeto Música nas Escolas e no Conservatório de Música de Niterói.

A Camerata de Cordas e o flautista Felipe Braz são integrantes do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa. Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. 

Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCRNova Dutra e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o Projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Concerto da Camerata de Cordas Juvenil no Festival Vale do Café - Data: 28 de julho (quinta-feira). Horário: 19h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião. Endereço: Rua Andrade Figueira, 326, Centro, Barra Mansa. Solista: Felipe Braz, flauta. Programa: Sinfonia nº 1 para Cordas - Mendelssohn; Divertimento nº 3 - Mozart; Concerto Grosso III - Corelli; Élégie para Cordas - Tchaikovsky; Concerto para Flauta - Vivaldi.

_______________________________________________________

Projeto Música nas Escolas recepciona tocha olímpica 

A tocha olímpica passa por Barra Mansa nesta quinta-feira, 28, e é recepcionada por um dos orgulhos da cidade, o Projeto Música nas Escolas. Durante o percurso da tocha no Centro da cidade, o público poderá apreciar a Banda Marcial e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A tocha olímpica está prevista para chegar a Barra Mansa às 16h. 

Ao chegar ao centro de Barra Mansa, a tocha é acompanhada pela Banda Marcial e seu corpo coreográfico. A melhor banda do Brasil recebe a tocha e seu condutor, com toda potência musical e beleza coreográfica. 

A primeira orquestra formada em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa não poderia deixar de participar deste momento para a cidade e o estado. Símbolo e orgulho da cidade, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa espera a tocha, na Praça da Igreja Matriz, para tornar a trilha sonora da passagem da tocha olímpica ainda mais emocionante. 

Após a passagem da tocha olímpica, a música continua com o concerto da Camerata de cordas na Igreja Matriz de São Sebastião. A Camerata realiza concerto pelo Festival Vale do Café, a partir de 19h, com clássicos de todos os tempos da música mundial. 

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×