Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Apresentação do Feminino Que Escreve

Elisa Carvalho lança o primeiro livro de trilogia poética

Noite de autógrafos vem acompanhada da exposição de artes visuais collage digital, reunindo 25 obras

Livros  –  09/03/2023 10:30

 
elisa

(Fotos: Divulgação)

 

 

Lançamento em 14 de março, terça-feira (Dia Nacional da Poesia), às 18h30, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda, vai contar poesia, música e coquetel

O que esperar “Quando as Mulheres Escrevem”? A resposta está no livro que Elisa Carvalho lança em 14 de março, terça-feira (Dia Nacional da Poesia), às 18h30, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda. São 50 poemas. A noite de autógrafos vem acompanhada da exposição de artes visuais collage digital “FragMentais - Recortes do Inconsciente”. Reúne 25 obras, de 50cm cada uma. O lançamento vai contar com poesia, música e coquetel.   

- Esse livro é a primeira parte de uma trilogia. Deixei registrados poemas bem-humorados e seguindo a linguagem multimodal, a expressão que atinge todas as formas de comunicação, seja através de uma imagem, um som, um texto. Ilustrei alguns poemas com provocações filosóficas, para que o leitor não ache bonito apenas, mas que fique com a pergunta que a poesia faz refletir - diz. 

A ideia da trilogia, segundo Elisa, surgiu para não ficar um livro extenso, em que as pessoas param no meio do caminho. Os poemas dos outros dois livros já estão prontos e sairão este ano ainda. 

- A relação com a leitura mudou muito com a globalização. A primeira temporada é uma apresentação do feminino que escreve. As outras temporadas serão surpresas. 

Processo criativo 

O processo de criação, conta a poeta, foi uma imersão profunda: 

- Revisitei textos antigos e eles não se correspondiam mais entre si. Quis colocar ilustração para realçar a forma de expressão. Todos os poemas tomam formas diferentes em cada página. Coloquei uma parte de uma experiência que fiz na pandemia (novo coronavírus/Covid-19), onde há alguns relatos de pessoas que me contaram momentos marcantes em suas vidas. Ouvir o outro é o poema mais lindo que um poeta pode escrever. 

E a escolha do título do livro? 

- Escolhi “Quando as Mulheres Escrevem” porque escrevo em nome de tantas mulheres que foram silenciadas pela história do mundo, e é um convite às vozes que estão caladas para que se manifestem. Sempre existe tempo. 

Exposição de artes 

A exposição de artes visuais collage digital “FragMentais - Recortes do Inconsciente”, explica Elisa, tem um significado psicológico pessoal. 

- São recortes da expressão do inconsciente. Ideias, justaposição, liberdade de construir o novo para alcançar uma nova linguagem artística, com formas e traços livres do que está guardado nos limites centrais da vida. 

A artista conta que sempre gostou das formas e que a sua relação com as collages vem desde a infância. 

- Mas eu achava que faltava estudar mais. Estudei e agora me sinto pronta para oferecer ao mundo. 

Quem é Elisa Carvalho 

Elisa Carvalho é escritora, poeta, compositora, atriz, artista visual, dramaturga, filósofa e palestrante fundadora da Escola Academia do Pensamento. Também foi colunista do portal OLHO VIVO - Cláudio Alcântara.

> Acompanhe as novidades sobre Elisa Carvalho no Instagram: @collageartebrasil.07 | @elisacarvalho.holos   

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×