Novos planos que logo serão colocados em prática. A AVL (Academia Voltarredondense de Letras) aposta em seu crescimento neste 2012. A implantação de bibliotecas em locais onde não existem, incentivar os novos autores da região a produzir e buscar mecanismos de acesso às publicações e fazer parte do cenário cultural de Volta Redonda são projetos que devem sair do papel em médio prazo.
A AVL é uma entidade cultural literária, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter predominantemente literário. Foi fundada em 11 de março de 2005 e seu patrono é Manoel Bandeira. A Academia, segundo a presidente da AVL, Mércia Christani, tem por finalidade o exercício e a divulgação da língua nacional (português) e da literatura brasileira em todas as suas formas, gêneros e estilos.
Como tudo começou
Criada por um grupo de pessoas que tinham os mesmos objetivos e sonhos, composto de intelectuais, poetas e representantes de vários segmentos literários. Assim nasceu a AVL pelas mãos de José Pedrosa, Elisa Carvalho, Mércia Christani e Nestor Dockorn, entre outros. A Academia foi iniciada com 25 integrantes - seis deles morreram.
Tomaram posse, em 15 de maio de 2009, mais dez integrantes: Tony Vietas - cadeira 26; Djalma Augusto dos Santos Mello - cadeira 27; Antônio Reinaldo Morais - cadeira 28; Jair Gomes da Silva - cadeira 29; Nathália Lucinda Chaves - cadeira 30; Icléa Goulart Gama - cadeira 31; Ernani Manchise - cadeira 32; Kika Monnteiro - cadeira 33; Ettore Dalboni da Cunha - cadeira 34; e Nilson Dimársio - cadeira 35.
Mais cinco acadêmicos
A escolha dos acadêmicos, como explica Mércia, é feita pelo voto. Após a indicação e exame do seu currículo, atendendo os ditames do estatuto, os “imortais” tomam posse. Mais cinco acadêmicos serão empossados após as eleições 2012: Vicente Melo, Regina Vilarinhos, Renato Barozzi, Giovana Damaceno e Mário Carneiro.
Para a presidente da Academia Voltarredondense de Letras, são várias as dificuldades para manter a AVL:
- A primeira é ainda não ter uma sede e também não possuir recursos.
Serviço
> Academia Voltarredondense de Letras - Contato: Mércia Christani, (24) 9903-9405, (24) 3342-8506 e (24) 3345-9770. Ou:
mercia.christani@bol.com