(Fotos: Grebal)
_______________________________________________________
“O livro está elaborado em quatro vertentes do tempo com sua pilastra inicial descrevendo fatos reais e histórico do autor em seu passado de criança, seus momentos no Rio de Janeiro e sua ida a Brasília”
(Márcia Nery Pessoa - professora de literatura)
_______________________________________________________
Francisco Evandro de Oliveira lançou seu livro, “Fragmentos de Espanha”, no Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), em 12 de abril, às 19h30. Houve rodada de poesia, conversa com o autor e coquetel. O autor também fez sorteio de livros de poesias para o público. No mesmo dia e local, aconteceu ainda a abertura da exposição “Criatividade”, do artista plástico Silvio Fernandes.
O livro (por Márcia Nery Pessoa)
Toda obra, independente das multiplicações críticas que possa vir a ter, contém em si o germe de uma leiturização e uma nova multividência. Nesse sentido, é uma conscientização filosófica. Especula sobre o êxodo nordestino, dando-lhe, pela primeira vez, a voz escrita. Seu texto pode ser um marco, se entendido como expressão real da linguagem do seu povo. Você, sua família e seus amigos, inseridos nesse macrocosmo, são as primeiras personagens que, com suas próprias vozes, relatam essa saga.
Inovadora, também, é a releitura que faz do Nordeste. É "uma viagem ao contrário", uma vez que é a fala de um nordestino no Rio de Janeiro e em Três Corações. É o homem que, para conhecer seu lugar, deve ter estado em outro. Por outro lado, há a dicotomia entre o "eu" desse homem e sua representação. À medida que se escreve, inscreve-se na humanidade como na equação lacanina “l’être = lettre, a letra igual ao ser. É você, conhecendo-se na medida exata de seu estranhamento, na sua saída para o mundo”.
O livro está elaborado em quatro vertentes do tempo com sua pilastra inicial descrevendo fatos reais e histórico do autor em seu passado de criança, seus momentos no Rio de Janeiro e sua ida a Brasília, há um salto no tempo e os personagens se encontram em uma Espanha de outrora com rápidas passagens por Portugal e Itália. Há outro hiato temporal e novamente eles se reencontram na guerra civil espanhola com desfecho inusitado na II Guerra Mundial. Outro fabuloso salto e há um desfecho emocionante na atualidade. Assim está alicerçado os “Fragmentos de Espanha”, o qual é sem sombra de dúvida uma bela obra. Quiçá um novo tempo esteja surgindo e uma nova leitura da saga esteja sendo decodificada!
> Mais informações para adquirir a obra com o autor: jjkk47@hotmail.com