Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Lançamento

Lucia Araujo lança livro de contos

Lançado em Pinheiral, professora homenageia o seu pai em - Lendas de Bernardo -, que reúne histórias e casos do mestre

Livros  –  17/12/2019 22:18

  • A autora autografando sua obra

  • Agradecimentos

  • A autora com seus irmãos

  • O público

  • Parentes e amigos

  • Com os amigos escritores: Denise, Jean, Vicente, Joana D´arc, Wanderson, Marcelo e Adhair

  • Objetos que retrataram a época das histórias

  • Objetos que retrataram a época das histórias

  • Lançamento: O banner

  • Objetos que retrataram a época das histórias

 

(Fotos: Divulgação/Jaqueline)

A professora Lucia Araujo lançou o livro de contos “Lendas de Bernardo”, no dia 16 de novembro, em Pinheiral. A obra é uma homenagem ao pai da escritora, reunindo histórias e casos do mestre. 

O que encontrar no livro

Bernardo vivia contando histórias e causos. Dando um toque todo seu, mesmo quando contava as mais clássicas, como os contos de Grimm, Perraut, as fábulas de Esopo, entre outros. Ele trazia essas histórias para bem perto, considerando o entorno e o modo como viviam em sua comunidade. Seus contos apareciam ali, bem ao pé da serra, pois era de lá que vinha sua inspiração, da mata com o piar dos nhambus, do canto dos sabiás, e do rosnar da onça pintada em noite de lua cheia. Contava contos de fada, mas as preferidas eram histórias de assombração, aproveitando para isso as nossas folclóricas figuras, como a Mula sem Cabeça, o lobisomem, o Saci e o Caipora. Estava sempre rodeado por suas crianças e, mesmo cansado do dia de labuta, ainda tinha forças para contar suas histórias e seus casos e carregar os menores para cama, quando esses adormeciam no encantamento mágico de suas aventuras. Assim o mestre Bernardo, homem do povo contava histórias da cultura oral tão antiga, que algumas já se perderam no tempo. Com ele, a autora aprendeu muitas coisas. Sua pedagogia: contar histórias por prazer e só para esse fim. Essas são suas histórias e seus casos. 

Nos caminhos de Bernardo

Lucia Araujo

“Caminhar nos caminhos de Bernardo é vivenciar as maravilhas de uma viagem para mundos misteriosos, onde o real se mistura com o encantado. Nesses mundos posso ser fada ou bruxa, rainha, princesa, pobre, jovem ou velhinha, linda ou feia, posso ser boa ou ser má.  O bem e o mal estão ali, cada qual com seus porquês ou não. A felicidade conquistada dura para sempre. Se na escuridão caminho, tenho certeza de que a luz voltará a brilhar, mas mesmo assim não consigo deixar de viver o espanto, o medo, a tristeza, para no fim encontrar a alegria, a luz que inunda a alma. As palavras vão dançando entre chuvas, ventos, em noites de uma negritude sem fim, onde até as estrelas sumiram, ou com a lua cheia, com o céu cheio de estrelas. Ou ainda com um dia de sol iluminando a terra, em um lindo céu azul. Tudo é possível nesse entrelaçar de palavras, sons, gestos, ruídos ou silêncios. Brinco de deus e construo mundos, universos dentro do universo da emoção, do faz de conta e mergulho na grande aventura de contar uma história”.

Um pouco sobre a escritora

Lucia Araujo é formada em pedagogia pela UniRio-RJ. Premiada em primeiro lugar no Concurso Literário de São João Marcos - Volume II, com os contos: “A História de São João Marcos Vista por um Caipora” e menção honrosa com o conto “O Sonho”. Premiada em primeiro lugar no Primeiro Concurso Literário do Clube dos Funcionários de Volta Redonda com o conto: “A Porta Fechada”. Participante do livro “Vozes de Aço (XX Antologia Poética de Diversos Autores - 2018”, da PoeArt Editora) com os poemas: “O Despertar” e “Fotografia”. 

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×