(Foto: Divulgação)
Asgard: Histórias de seus deuses e como tudo começou
Oi, gente!
Que tal uma viagem no tempo através da mitologia alemã?
Hoje quero recomendar a leitura de “Mitologia nórdica”, de Neil Gaiman. A obra é composta por contos que narram as histórias dos principais deuses escandinavos, com suas aventuras e desavenças. Nele, você conhecerá, por exemplo, quem fez o martelo de Thor (o chamado Mjölnir). Conhecerá também o astuto Loki. O interessante é que, apesar de serem inspiradas em histórias bem distantes de nosso tempo, a linguagem dinâmica nos insere no contexto de modo bem agradável.
Aqui vai o trecho inicial da obra, que trata do início do Universo: “Antes do princípio, não havia - nem terra, nem paraíso, nem estrelas -, existia apenas o mundo feito de névoa, sem forma nem contorno, e o mundo feito de fogo, eternamente em chamas”.
Thor, o Deus do Trovão, tem domínio da natureza, muita força física, mas em sua personalidade carrega arrogância. Odin, o mais poderoso, tem a capacidade de mudar a aparência. Loki é um exímio estrategista e trapaceiro. É interessante como os defeitos humanos estão presentes nos deuses, o que de certa forma os aproxima dos homens.
Assim como a mitologia grega, a alemã também influenciou na cultura ocidental, como na origem do termo Wednesday, quarta-feira [dia do deus Woden/Odin].
Bem-vindo(a) à Asgard!