(Foto: Divulgação)
________________________________________________________
Antologia também conta com as participações de poetas do DF e de Portugal
________________________________________________________
A “X Coletânea Século XXI” é o resultado da X Seletiva Nacional de Poesia, que teve a participação de escritores de vários estados brasileiros. Conforme o regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “As peculiaridades do verbo amar”, de Alexandre de Oliveira Kappaun;
. “Mensagem pra chuva”, de Maria Luiza Vicente Engelhardt;
. “Lua”, de Matheus Augusto Ribeiro Wernech;
. “Plantar flores”, de Mercia Gama;
. “Máscara”, de Rozemar Messias Candido dos Santos.
Cada um dos autores receberá três exemplares como premiação e também pelos seus direitos autorais. Eles, assim como os demais autores que tiveram mais de um poema classificado entre os melhores, foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo.
A antologia reúne 62 escritores de 13 estados brasileiros - Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, mais o DF, e uma participação de Portugal, divididos em duas modalidades: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados.
Decidimos fazer uma singela e justa homenagem (aceita e autorizada) ao consagrado escritor e acadêmico Antônio Torres (pelos seus 80 anos de vida e conjunto de obra). Ele é autor de uma obra riquíssima e vastíssima, que tem destacada e importante atividade literária no Brasil e no exterior. Evidenciamos com atenção e carinho um pouco de sua trajetória, deixando-a assim registrada em um capítulo especial deste livro e na história da cultura brasileira.
Uma gratidão especial aos que colaboraram com seus valiosos comentários para enaltecer nosso trabalho literário e a obra do nosso ilustre homenageado.
Obrigado a todos que, direta ou indiretamente, nos dão atenção, carinho e o grande apoio para que este trabalho poético social possa ser realizado com sucesso.
Os livros que serão lançados pela PoeArt Editora no pós-pandemia
. VI Coletânea Viagem pela Escrita (Poesia);
. O Conflito I e II (Ficção e Poesia), de Luan Pascoal;
. Histórias de Criança (Infantil), de Denise Marques;
. X Coletânea Século XXI (Poesia);
. Canto a minha cidade - Volta Redonda (poesias e fotos);
. O tempo e o caos que somos (Ensaio), de Luciano Baptista Domingos;
. D/verso o Reverso (Poesia), de Guima Moreno - in memoriam;
. Canto a minha cidade - Barra Mansa (poesias e fotos);
. Vozes de Aço XXII.
Boa leitura e até a próxima!