(Fotos: Divulgação)
________________________________________________________
Pré-venda: Encomendas pelo telefone/WhatsApp (24) 99979-3205
________________________________________________________
“O Tempo e o caos que somos” coloca em debate dois conceitos Deleuze (Gilles Deleuze foi um filósofo francês), anos bastante complexos: o caos e o tempo. Será que somos mesmo tempo e caos? O caos é uma palavra de valor negativo ou positivo? Qual a relação entre esses dois conceitos? Além dessas perguntas, o livro do professor e poeta Luciano Baptista Domingos quer insinuar outras indagações: É possível viajar no tempo? Qual a relação entre as sínteses do tempo em Deleuze e o tema viagem no tempo? Qual a relação desses temas com a poesia de Cruz e Sousa (João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro; com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil)?
O livro de ensaio de Domingos é composto por XV capítulos, conclusão e fontes biográficas, totalizando 56 páginas de uma belíssima viagem filosófica e literária.
- Este livro que tive o prazer de tornar público, com a colaboração do meu amigo de longas datas e de longas caminhadas pelo universo literário Jean Carlos Gomes, foi, em primeiro lugar, uma maneira de expressar meu agradecimento a um professor que tive a felicidade de conhecer através da internet. Trata-se do professor Claudio Ulpiano e de seu acervo, onde pude entrar em contato, por meio de suas aulas, tanto transcritas, quanto em áudio, com o pensamento do filósofo Gilles Deleuze e Félix Guattari (filósofo, psicanalista e militante revolucionário francês, famoso por suas colaborações com Deleuze) conta o autor.
Segundo Domingos, em segundo lugar, escreveu o livro para abrir portas para a discussão filosófica, de modo geral, tanto nas escolas públicas, quanto nos espaços sociais centrais e periféricos.
- Nas escolas públicas as disciplinas de caráter propedêutico cada vez mais vêm sendo desprezadas, ou tratadas sem seu devido rigor - enfatiza.
Além disso, de acordo com o autor, “O Tempo e o caos que somos” é um sonho realizado do professor Claudio Ulpiano.
- Mesmo dedicando toda a sua vida a dar o máximo para seus alunos, ele ainda encontra no meio do escasso tempo de sobra a se dedicar a pesquisas, especializações de modo acadêmico e intelectual.
Domingos com a mulher dele, Raquel, e a filha Milena
O livro, conforme Domingos, também é uma forma de agradecer a seus pais pelo esforço que tiveram em acreditar nele.
Os livros que serão lançados pela PoeArt Editora no pós-pandemia
. VI Coletânea Viagem pela Escrita (Poesia);
. O Conflito I e II (Ficção e Poesia), de Luan Pascoal;
. Histórias de Criança (Infantil), de Denise Marques;
. X Coletânea Século XXI (Poesia);
. Canto a minha cidade - Volta Redonda (poesias e fotos);
. O tempo e o caos que somos (Ensaio), de Luciano Baptista Domingos;
. D/verso o Reverso (Poesia), de Guima Moreno - in memoriam;
. Canto a minha cidade - Barra Mansa (poesias e fotos);
. Vozes de Aço XXII.
Boa leitura e até a próxima!