(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
Pré-venda: Encomendas pelo telefone/WhatsApp (24) 99979-3205
_______________________________________________________
“Vozes de Aço XXII” é o nono (e último) livro da Série Edições 2020, programado para ser lançado pela PoeArt Editora no pós-pandemia. Esta XXII Antologia Poética de Diversos Autores, resultado do XX Concurso Nacional PoeArt de Literatura, reúne poemas de 50 escritores de dez estados brasileiros - Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo - mais o DF e uma participação de Portugal, divididos em duas modalidades: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados/Participações Especiais.
Conforme o Regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “Procura-se”, de Iza Engel;
. “Reinaugurar-se”, de Jair Cozta;
. “Voar”, de Mercia Gama;
. “Roteiro gastronômico do passado”, de Pedro Paulo da Gama Bentes;
. “Sousa, Silva ou Castro”, de Reynaldo Valinho Alvarez.
Cada um dos autores receberá três exemplares como premiação e também pelos seus direitos autorais. Eles e os demais autores que tiveram mais de um poema classificado entre os melhores foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo.
O livro “Vozes de Aço XXII” tem o sabor de um grande e melodioso vocal composto de sonhos traduzidos em palavras cantantes que manifestam a música dos amantes da poesia. Cada um com o seu timbre, seu registro vocal e emocional, revelando estilos e tendências que redesenham a poética contemporânea.
Além dos destinos pessoais e dos percalços desta vida breve, é o amor que exala o frescor a contagiar de sentido todo o conteúdo dos autores e seus caminhos, enquanto se expandem em busca de alcançar cada alma hoje tão carente desse calor da emoção. Assim é a poesia: ecoa a energia benfazeja com o irrestrito desejo de amparar todo o universo humano.
Homenagens
A antologia traz uma homenagem (aceita e autorizada) ao poeta Ruy Espinheira Filho, que tem destacada atividade literária no Brasil, evidenciando com atenção e carinho um pouco de sua trajetória, deixando-a assim registrada em um capítulo especial deste livro e na história da cultura brasileira.
Em texto de Ruy Espinheira Filho, na contracapa, também há uma homenagem póstuma à poeta Olga Savary, que morreu em 14 de maio de 2020.
Uma gratidão especial aos que colaboraram com seus valiosos comentários para enaltecer nosso trabalho literário e a obra do nosso ilustre homenageado.
Obrigado a todos que, direta ou indiretamente, nos dão atenção, carinho e o grande apoio para que este trabalho poético e social possa ser realizado com sucesso.
Os livros que serão lançados pela PoeArt Editora no pós-pandemia
. VI Coletânea Viagem pela Escrita (Poesia);
. O Conflito I e II (Ficção e Poesia), de Luan Pascoal;
. Histórias de Criança (Infantil), de Denise Marques;
. X Coletânea Século XXI (Poesia);
. Canto a minha cidade - Volta Redonda (poesias e fotos);
. O tempo e o caos que somos (Ensaio), de Luciano Baptista Domingos;
. D/verso o Reverso (Poesia), de Guima Moreno - in memoriam;
. Canto a minha cidade - Barra Mansa (poesias e fotos);
. Vozes de Aço XXII.
Boa leitura e até a próxima!