(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
Autores que tiveram mais de um poema classificado entre os melhores foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo
_______________________________________________________
É com justificado orgulho que a PoeArt Editora realiza mais esta importante etapa de sua missão de promover a literatura brasileira, editando a “VII Coletânea Viagem pela Escrita”. Tem mesmo o sabor de um grande e melodioso vocal composto de sonhos traduzidos em palavras cantantes que manifestam a música dos amantes da poesia. Cada um com o seu timbre, seu registro vocal e emocional, revelando estilos e tendências que redesenham a poética contemporânea.
Esta coletânea é o resultado do VII Concurso Nacional Viagem pela Escrita - 2020. Reúne 50 escritores de 12 estados brasileiros - Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, mais o DF, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados.
Conforme o Regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:
. “Os olhos de meu filho”, de Adriana Florio Cairo;
. “É triste viver...”, de Claudia Maria Pereira Freire;
. “O reverso”, de Fernando Tavares;
. “Tempo, tempo e tempo...”, de Iza Engel;
. “Olhos de mar”, de Silvia Edelweiss Crusco.
Cada um dos autores receberá três exemplares como premiação e também pelos seus direitos autorais. Assim como os demais autores que tiveram mais de um poema classificado entre os melhores, eles foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo.
Além dos destinos pessoais e dos percalços desta breve vida, é o amor que exala o frescor a contagiar de sentido todo o conteúdo dos autores e seus caminhos, enquanto se expande em busca de alcançar cada alma hoje tão carente desse calor da razão. Assim é a poesia: ecoa a energia benfazeja com o irrestrito desejo de amparar todo o universo humano.
Homenagem a Reynaldo Valinho Alvarez
De forma singela e com sua prévia aquiescência, homenageamos o consagrado poeta Reynaldo Valinho Alvarez pela grandeza de sua obra e pelos 90 anos de vida a serem completados em 6 de janeiro de 2021. Autor de uma obra rica e vastíssima, com destacada atividade literária no Brasil e além fronteiras, buscamos evidenciar um pouco de sua importante trajetória, com o registro em um capítulo especial deste livro e na história da cultura brasileira.