(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Silvia Schmidt: “Objetivo principal das autoras é externar em ‘Retratos da quarentena’ o impacto do isolamento social em tempo real, a experiência simbólica dentro do contexto, além das causas e consequências vivenciadas durante esse período”
_______________________________________________________
Após dias de intenso isolamento, nove escritoras se juntaram para relatar seus sentimentos, dores e perdas vividos na pandemia do novo coronavírus (Covid-19), por meio de contos que deram origem ao livro “Retratos da quarentena”, da editora Símbolo Artesanal.
Com coordenação editorial de Silvia Schmidt, também coautora (“Mesa redonda sob o signo do bestiário”), a obra conta com textos das escritoras Ana Mendes (“Palavreados, coronas e outros corações confinados”); Alexandra Vieira de Almeida (“Quarentena onírica”); Claudia Manzolillo (“Memórias de uma vida em quarentena”); Eliane di Santi (“Esquecimento”); Maya Falks (“Espaços fechados”); Rosália Milsztajn (“Dias de pandemia”); Sandra Godinho (“Relato de um sobrevivente”); e Teresa Drummond (“Se vira nos sessenta: a arte da reinvenção”).
Para Silvia Schmidt, o objetivo principal das autoras é externar para o público o impacto do isolamento social em tempo real, a experiência simbólica dentro do contexto, além das causas e consequências vivenciadas durante esse período.
- As palavras perfeitas para definirem a coletânea são: “atitude, eficiência e arte”. Isto porque o projeto inicial era desenvolvido para um concurso internacional, que exigia uma escrita histórica reflexiva e literária - comenta.
Silvia comenta ainda que a ideia da ilustração da capa, realizada por Alexa Castelblanco, é de uma senhora sentada em frente ao seu computador, simbolizando objetivamente a imagem de nossos dias em modo virtual tentando contato externo, participando de inúmeras lives e realizando trabalhos em home office.
- Sem deixar de lado, é claro, o trabalho que, se virtual ou não, muitas vezes na rua, e no front destes dias tristes, tivemos como prática, a gosto ou a contragosto o #ficaremcasa.
O prefácio, quase um novo conto, foi escrito por Alexandra Vieira de Almeida, doutora em literatura comparada pela Uerj. Já a orelha foi produzida por Maya Falks, escritora reconhecida por seu blog Bibliofilia, no qual mantém conexão com nomes contemporâneos da literatura brasileira, além de ser autora do livro.
> Título: “Retratos da quarentena”. Gênero literário: conto. Editora: Símbolo Artesanal. Tamanho: 12,5 x 22,5cm. Páginas: 223. Preço: R$ 50 + frete para todo o Brasil. Onde comprar: @livrariamulherio no direct do Instagram.