(Fotos: Divulgação)
Em alta: Para os homens, a qualidade pode vir antes da escolha da marca e de modismos
O tema já foi abordado outras vezes, mas vale a pena reforçar as dicas básicas da elegância masculina. Afinal, quem pensa que são apenas as mulheres que perdem horas na frente do espelho para escolher a melhor roupa para sair ou trabalhar, engana-se. Os homens estão cada vez mais antenados em moda. As grandes dúvidas podem ser as combinações de meias, camisas e gravatas. O que parece simples, na verdade, é bem mais complicado. Arriscar com uma tendência da moda pode ser ainda mais difícil. Para unir um pouco de ousadia a um bom armário, algumas sugestões de como usar a moda a favor deles podem ser fundamentais.
Quando se fala em homem elegante, a maioria das pessoas imagina logo um rapaz bonito usando terno e gravata. O ator Robert Pattinson (do filme "Crepúsculo") foi considerado o ator mais elegante por uma revista masculina, mas a elegância não está apenas num modo formal de se vestir, e sim em atitudes e hábitos de cada um.
O básico do básico
Tudo começa pelos hábitos de higiene pessoal. Fazer a barba sem deixar falhas, manter as unhas das mãos e dos pés bem aparadas e os cabelos bem lavados e com um bom corte são atitudes essenciais para a elegância masculina.
As roupas jamais podem estar sujas ou amarrotadas. Usar a roupa adequada para cada ocasião conta muitos pontos para você ser considerado elegante, principalmente pelas mulheres. Para os homens a qualidade pode vir antes da escolha da marca e de modismos. Ter a certeza de que a compra foi bem feita. Muitas vezes um homem volta para comprar a mesma marca não pelo status, mas pela credibilidade que desenvolveu na primeira compra.
______________________________________________________
Dicas para não errar no visual
• Meias brancas combinam com tênis. Nunca use meias brancas com sapatos sociais.
• A cor do sapato deve sempre combinar com a cor do cinto. Se não tiver muitas opções, compre um conjunto de sapato e cinto pretos, que combinam com várias cores de roupas.
• Os botões da camisa, a fivela do cinto e o fecho da calça devem estar alinhados.
• Tenha um espelho grande no quarto. Ver o visual completo antes de sair ajuda muito a evitar certos erros na hora de se vestir.
• Lembre-se de que um visual elegante ajuda na profissão e na vida pessoal.
• Formas lineares valorizam o corpo e estão em alta. Listas verticais como a risca-de-giz, camisas, calças, jaquetas mais secas sem excesso de tecido.
• A modelagem de calça ideal é a sem pregas no cós, ou com pregas bem rasas, que descem retinhas sem afunilar na barra.
• Peças com aspecto de baratas, sapato de couro ruim, camisas de tecidos estranhos, cinto de couro sintético rachadinho. Tudo isso depõe contra a elegância.
• As primeiras cores a se comprar em caso de peças formais são: preto, marinho, grafite e os khakis. Camisas brancas e azuis.
• Sapatos e acessórios de couro: somente marrom e preto. Vale lembrar: Não existe sapato social caramelo, cinza ou marinho.
• Dicas para compra de um bom terno: O paletó deve vestir perfeitamente os ombros, porque todo o resto um alfaiate pode ajustar, mas os ombros não. A manga do paletó termina exatamente onde acaba o encaixe na mão e do punho. O punho da camisa deve ficar um centímetro aparente.
• A gravata cobre a fivela do cinto, menos ou mais que isso mata a produção.
• O último botão é o que fica aberto - serve para facilitar nos movimentos.
• Sempre até o joelho as meias devem ser nas cores marrom, preta ou marinho. Elas devem ser sempre tão escuras quanto o sapato sem criar um contraste muito grande com o vestuário.