(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Em Valença: Estudantes reutilizaram resíduos das confecções, além de peças com defeitos e obsoletas, para desenvolvimento de produtos criativos e com maior valor agregado
_______________________________________________________
A partir das 19h desta quinta-feira, 21, a Firjan Senai Valença lança sua primeira exposição do Projeto Integrador Novos Talentos. A proposta mobiliza alunos para criar trabalhos inovadores e engajados nas tendências mais atuais que embalam o mundo da moda. A produção foi pensada no conceito Upcycling. Os estudantes reutilizaram resíduos das confecções, além de peças com defeitos e obsoletas, para desenvolvimento de produtos criativos e com maior valor agregado. A participação é gratuita e aberta ao público.
Além de inaugurar a mostra, especialistas da escola vão promover um bate-papo sobre Sustentabilidade e Upcycling. Também será exibido um vídeo que vai mostrar as etapas do projeto: workshops, bancas de prova de roupa, peças finalizadas, making-off da produção fotográfica e depoimentos dos alunos participantes. Além disso, o público vai ficar por dentro do calendário de cursos do vestuário da Firjan Senai.
O projeto reuniu 43 alunos das modalidades de Costureiro Industrial do Vestuário, Modelista e Assistente Administrativo, que trabalharam de forma integrada utilizando técnicas de modelagem e costura assim como as ferramentas de canvas, pitch e ficha técnica de produto. Dessa forma, a metodologia do Projeto Integrador prepara o estudante para a realidade do mercado de trabalho.
A criação dos looks para o projeto foi orientada nas macrotendências mapeadas pela equipe de Moda da Firjan. Foram identificadas três principais correntes de comportamento e consumo que estão impactando as indústrias de diversos setores. A macrotendência Metamorfose se refere a novos modelos de negócios com o olhar mais colaborativo, economia do compartilhamento, movimento maker, valorização dos aspectos artesanais e o foco na sustentabilidade. Nesse conceito, os alunos utilizaram técnicas de upcycling transformando produtos e materiais que até então seriam descartados em uma coleção de moda.
> A exposição ficará na Firjan Senai Valença, localizada Avenida Osires de Paiva Souza, 1.020.