Publicidade

RH

Inscrições Abertas

Instituto Dagaz oferece curso gratuito de manequim

Início das aulas está previsto para 10 de abril; vagas são para todos os públicos, a partir de 6 anos

Moda  –  10/03/2019 19:13

8320

 

(Foto: Divulgação)

Haverá conteúdo teórico, mas a maioria das aulas será prática; foco será nos ensinamentos sobre postura, passarela e fotografia; modelos vão participar de um desfile realizado pelo Moda Cor

 

O Instituto Dagaz está com inscrições abertas para curso gratuito de manequim no Condomínio Cultural, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. As vagas são oferecidas aos públicos feminino e masculino, com idade a partir de 6 anos. Os interessados devem levar cópias do RG (ou certidão de nascimento), CPF e comprovante de residência. E, no caso de menores de 18 anos, a documentação do responsável também é necessária para a inscrição. O funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas.  

As aulas estão previstas para começar em 10 de abril e os encontros serão semanais, às quartas-feiras, a partir das 16h. A duração do curso é de três meses e será ministrado pela coordenadora Renata Ferreira. A iniciativa envolve uma parceria com Meninas de Lenço e Moda Cor - turma de Capacitação em Moda Afro com o Sebrae de Volta Redonda.  

- Haverá conteúdo teórico, mas a maioria das aulas será prática. O foco será nos ensinamentos sobre postura, passarela e fotografia, por exemplo. E para concluir a formação, os modelos vão participar de um desfile realizado pelo Moda Cor - explica Renata.  

As matrículas para aulas gratuitas de balé, capoeira, circo, dança afro, futsal, ginástica, música, rugby e teatro também seguem abertas no Condomínio Cultural. As atividades já começaram e são destinadas a crianças e jovens. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3343-5055, pelo e-mail institutodagaz@hotmail.com ou na secretaria da ONG.  

- Mesmo com dificuldades, seguimos com nossas atividades, atendendo nossas crianças, e contando com apoio e compreensão de nossos profissionais. É um momento em que precisamos da comunidade como um todo, que esteja junto com a gente, os familiares presentes, nos ajudando sempre que possível. Sabemos da importância do acesso ao esporte, cultura e educação e priorizamos sempre atender nossos alunos - destaca a diretora executiva, Marinez Fernandes.  

Um pouco sobre o Dagaz  

O Instituto Dagaz é uma ONG (Organização Não Governamental) de Volta Redonda fundada em 2009. Com o principal objetivo de atender crianças e jovens, oferece aulas gratuitas de balé, capoeira, circo, dança afro, futsal, música, rugby e teatro. Essas atividades compõem o Condomínio Cultural, sede da ONG abrigada no Ciep 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. A localização, em uma área periférica da Cidade do Aço, é estratégica para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso ao esporte, à cultura e cidadania - descentralizando as oportunidades.  

Os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também fazem parte do público atendido pelo Instituto Dagaz. Graças à parceria firmada com o Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), vinculado à Secretaria de Estado de Educação RJ, a ONG leva atividades e oficinas às unidades de Volta Redonda - para internos reclusos e em semiliberdade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Com a ampliação da parceria, em março de 2019, as unidades de Barra Mansa e Resende também passam a receber projetos executados pelo Dagaz.  

Entre esses, um dos destaques é o Cinestesia. Além de promover a experiência do cinema, o projeto audiovisual itinerante tem a proposta de abordar temas sociais que conversem com a realidade dos espectadores, com reflexão e debate. Os títulos adquiridos constantemente pelo Instituto são filmes nacionais e não comerciais, com opções para todas as idades. E para exibições em espaços abertos, o público é surpreendido com um telão inflável que caracteriza uma verdadeira sessão cinematográfica. Toda a região Sul Fluminense já foi contemplada com sessões em eventos públicos, a partir de parcerias com prefeituras, por exemplo, em praças, escolas, creches, além de outras instituições.  

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei de Incentivo à Cultura, o Instituto Dagaz também leva o cinema às residências. É o #CinestesiaÀsMargens, que é ainda patrocinado pela Oi e tem apoio cultural do Instituto Oi Futuro.  

No âmbito literário, o Instituto Dagaz se destaca com duas principais contribuições à sociedade e também para a história do Brasil. No ano em que completa 10 anos de fundação, é quando chega à quarta edição da Bienal do Livro de Volta Redonda. Uma das realizações mais aclamadas e reconhecidas com programação gratuita. Em 2017, o evento atraiu cerca de 20 mil pessoas nos quatro dias para oficinas, palestras, apresentações de diversos segmentos culturais, com artistas e apoios locais, regionais e nacionais. Com previsão para acontecer no segundo semestre, a IV Bienal do Livro VR pretende exaltar a cultura produzida na periferia, sob a perspectiva do jovem como protagonista.  

E com o livro "A Cozinha dos Quilombos: Sabores, territórios e memórias" é que a ONG também ficou amplamente conhecida. A obra é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Dagaz, em 2014, que mapeou e visitou 29 quilombos. Com intuito de identificar histórias, culturas e costumes culinários, a obra apresenta como os remanescentes quilombolas, com relatos de pratos tradicionais das comunidades e fotos expressivas dos mesmos. O projeto foi impulsionado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com patrocínio da Concessionária de Energia Light. Ele não é comercializado, mas está disponível para acesso online gratuito e para download.  

Contemplado com o Prêmio Ponto de Memória Afro, em 2015, pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto Dagaz também foi vencedor do Prêmio de Cultura Afro-Fluminense. E com o objetivo de promover turismo pedagógico, seguindo as diretrizes da Lei 10.639, que propõe o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, foi a Fazenda Santana do Turvo, em Amparo, distrito de Barra Mansa, o local escolhido para abrigar a exposição permanente da "Cozinha dos Quilombos" desde 2018. Também foi nesse ano o início da parceria com o Sebrae de Volta Redonda e o grupo Meninas de Lenço. Pela primeira vez no Sul Fluminense, os afroempreendedores têm a oportunidade de receber Capacitação em Moda Afro. Com o foco em fortalecer o setor na região, a proposta visa contribuir diretamente para a geração de renda e empoderamento feminino. A primeira turma está em fase de consolidação da marca Moda Cor.  

> Inscrição para curso de manequim do Instituto Dagaz - Local: Condomínio Cultural (Ciep 299 - Jiulio Caruso), Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho, Volta Redonda. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 18h. Início das aulas: 10 de abril (quarta-feira). Gratuito. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×