(Fotos: João Paulo Cardeal/Cardeal Produções)
_______________________________________________________
A cor “black” significa drama, perigo, violência, dor e morte, mas também é proteção, poder, elegância, formalidade
_______________________________________________________
Modelos: Bruno Camilo, Julia Chaves, Carol Justino e Duda Zeni
Texto: João Paulo Cardeal
Olá, amores e amoras! Como vão? Que saudade de vocês!
Desafio de hoje. Dê aquela olhada rápida no seu guarda-roupa e me diga: Quantas peças pretas você tem?
Sim, o "black" atravessa gerações em voga, desde o pesaroso luto até aspectos culturais, religiosos e comportamentais. Vide como exemplo roqueiros, motociclistas e fãs da trilogia “Matrix”.
As roupas podem dizer muito sobre a nossa personalidade. Mas nem sempre foi assim. No século XII, na moda, o preto não tinha o prestígio do vermelho (a cor da nobreza). Foi usado pelos monges beneditinos como sinal de humildade e penitência. No início da Idade Média, príncipes, nobres e ricos usavam cores vivas, sobretudo capas escarlates italianas. O preto raramente fazia parte do guarda-roupa de uma família nobre. Em 1926, a cor preta era relegada às viúvas e às empregadas domésticas.
Um dia, eis que Coco Chanel aparece vestida com um vestido preto, de corte simples, de caimento até os joelhos. O escândalo foi imediato e o sucesso também. Na década de 1950, o preto passou a ser um símbolo de individualidade e rebelião intelectual e social - a cor dos que não aceitavam normas e valores estabelecidos.
Nos dias atuais, vestir preto nos salva de situações diversas:
. Falta de roupa para ir àquele casamento da amiga;
. Falta de inspiração para escolher e combinar peças;
. Falta de grana para um vestido novo;
. Convite-relâmpago para sair;
. Alguns quilinhos a mais.
Enfim, o "black" geralmente dá conta do recado.
Sim, o preto é a mais objetiva das cores. Ela significa drama, perigo, violência, dor e morte, mas também é proteção, poder, elegância, formalidade. Realmente é a cor predileta dos designers e dos jovens. Apesar de ser ícone da moda no mundo inteiro, é o tom das pessoas mais conservadoras. Com o preto não tem como errar.
________________________________________________________
Como participar da coluna de Moda
Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO. Basta entrar em contato com a Cardeal Produções: Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com