(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Formação: Lando (bateria), C. Braz (vocal e guitarra),
Alan Alves (guitarra), Diego Ribeiro (baixo)
_______________________________________________________
Giovanni Nogueira
Iguanas-X é uma banda de rock alternativo / pós-punk da cena independente do Sul Fluminense no Estado do Rio. No início dos anos 2000, a banda engrenou na grande febre das bandas indies que assolou a cena em festivais e points alternativos como o Garage. A banda foi uma das mais ativas lançando os álbuns “Aditivo” e “Respostas Certas para Perguntas Erradas”, entre EPs e singles com guitarras raivosas e o espírito adolescente da época.
O Iguanas-X participou de alguns dos mais importantes festivais de música independente do país, ajudando a criar um festival independente no interior do Rio chamado Freakshow, idealizado pelo vocalista da banda, Carlos Braz.
Inicialmente a banda chamava-se Iguanas, mas em 2020, após uma mudança na formação causada pela saída do baixista Jean Pixote, o nome foi alterado para Iguanas-X com o baixista Diego Ribeiro entrando para a nova formação.
O plano de lançar material novo em 2020 foi adiado por causa da pandemia (novo coronavírus/Covid-19) e em janeiro de 2022 entraram em estúdio para gravar duas novas músicas: “Indomável” e “Exploração Espacial”. As canções foram gravadas por Marcelo Azevedo no LM Studio em Volta Redonda e mixadas por Rodrigo Piccoli no Studio Piccoli em Nova York.
Após assinar com o selo independente carioca Saliva Discos, “Indomável” foi lançada em março de 2022 ganhando um videoclipe. A música trouxe uma nova direção para a carreira da banda, usando vocais mais melódicos e um tema mais atual e político.
Veja o clipe de “Indomável”
Em julho de 2022 a banda disponibilizou seu primeiro álbum, “Aditivo”, em todas as plataformas digitais.
O novo single, “Exploração Espacial”, fala sobre a possibilidade de uma jornada espacial para colonização de novos planetas. Assunto conhecido do público da banda, já está acostumado aos temas inusitados. A letra pode ser interpretada tanto como algo bem atual e possível de acontecer, ou como ironia, por citar o quanto os seres humanos ainda lutam por coisas como petróleo e diamantes, mesmo diante da possibilidade de explorar o infinito.
> Acompanhe as novidades sobre a banda pelo Instagram @iguanasx e YouTube.
Telefone para shows: (24) 99952-9475.