Publicidade

RH

Mistura de Ritmos Efervescentes

Funk-rock-oxente... Isso existe? Existe sim, e é bem legal!

Letras e ritmos instigantes como o do rockn roll e o groove da funk soul music, misturados ao regionalismo do baião, maracatu, ciranda, coco de roda e as várias nuances da grande MPB

Música  –  08/04/2015 22:40

1

(Foto: Divulgação)

Banda surgiu da necessidade de se fazer música com uma identificação pessoal dos integrantes 

A ADZ - Abrad´Os Zóio - nasceu em 2011 de uma forma um tanto ou quanto despretensiosa, e aos poucos foi agregando os componentes até sua atual formação. O intuito dessa união teve como principal proposta difundir o funk-rock-oxente, uma mistura de ritmos efervescentes feito especialmente em louvor à cultura e às raízes paraibanas, que tem agradado ao grande público de forma impactante.

As letras e os ritmos instigantes como o do rockn roll e o groove da funk soul music, misturados ao regionalismo do baião, maracatu, ciranda, coco de roda e as várias nuances da grande MPB, dão um novo significado à MPB, sendo assim, a Música Paraibana Bacana.

Como principais influências sonoras e poéticas, a banda leva na bagagem trabalhos de artistas como Djavan, Lenine, Dominguinhos, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Belchior, Vital Farias, Cátia de França, Chico César, Pedro Osmar e outros bons artistas, e promete fazer muito "barulho", levando essa linda "paraibanidade" para todo o Brasil.

Segundo o vocalista do grupo, Yuri Carvalho, "a ADZ surgiu da necessidade de se fazer música com uma identificação pessoal dos integrantes, que buscou nas raízes intimistas, um encontro entre o trabalho e o prazer".

- A ADZ faz um trabalho de característica singular, e que vai de encontro a tudo o que a indústria cultural defende e propaga, sendo assim sensível a uma demanda de público ansioso por um estilo diferente, por identidade própria e, quem sabe, por um novo cenário para música brasileira - defende Pedro Medeiros, guitarrista da Abrad´Os Zóio.

A sonoridade é ímpar, numa busca incessante pela qualidade vocal e por toda uma sensibilidade musical que faz o ouvinte se sentir embalado por essa bela homenagem à cidade que os viu nascer, os criou e que hoje abre os seus braços para receber a mais nova MPB (Música Paraibana Bacana) da Abrad´ Os Zóio. Um trabalho rebuscado para os olhos e os bons ouvidos. 

Discografia e carreira 

O primeiro trabalho autoral da banda foi financiado pelo edital nº 001/2011 do Fundo Municipal de Cultura-FMC, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa - Funjope.

Em agosto de 2012, na Usina Cultural da Energisa, a ADZ lançou seu primeiro disco, intitulado "Cidade das neves". O show, cujo título é o mesmo do álbum, obteve bastante aceitação da mídia pessoense e do público local, lotando a casa.

Em dezembro de 2013 foram comemorados os dois anos de aniversário da banda, e os artistas paraibanos Escurinho, Geovan Mores e a banda Os Gonzagas, além da atração nacional, Liah Soares, dividiram palco com a ADZ.

Com o tema "Carnaval multicultural", em fevereiro de 2014, a banda dividiu palco, dessa vez, com a cantora e compositora potiguar, Khrystal, ex-participante do reality show "The voice Brasil". Em maio e junho a banda emplacou o show "ADZ&Elas", e com muita alegria misturou os tons e as cores com as artistas Bruna Borges, Manu Lima, Nathália Bellar, Mira Maya, Gitana Pimentel e Helayne Cristini. Em julho do mesmo ano, a ADZ fez sua primeira turnê fora de João Pessoa, chegando no sertão da Paraíba, nas cidades de Cajazeiras, Souza e Patos, e no mês de agosto, subiu ao palco com o cantor Nando Cordel, na cidade de Bananeiras, pelo Festival Caminhos do Frio da Paraíba.

Em janeiro de 2015, a Abrad´Os Zóio teve a honra de abrir o show do cantor Seu Jorge, no palco do Festival Extremo Cultural - Onde o Som Nasce Primeiro, nas areias da praia de Tambaú, para um público estimado de 50 mil pessoas, segundo a organizadora do evento.

______________________________________________________

Quem é quem na ADZ

• Yuri Carvalho (vocal) - Relações públicas, formado pela UFPB e vocalista no Grupo Voz Ativa.
• Pedro Medeiros (direção musical e guitarras) - Licenciado em música e educador multi-instrumentista.
• Murilo Albuquerque (contrabaixo) - Licenciando em pedagogia pela UNAVIDA e sequenciando em música popular pela UFPB.
• George Glauber (baterista) - Mestre em etnomusicologia pela UFPB e professor de música do IFPB.
• Lucas Dan (teclados e sanfona) - Graduando em acordeom pela UFPB e educador musical.
• Pedro Freire (percussão) - Mestrando em performance pela Universidade de Aveiro - Portugal.
"Essa irreverência, essa coragem de pular sem rede de segurança, dá a esses jovens, peculiar digital na música que se faz hoje na Paraíba. Preparem o coração e os pés para dançar muito. Esse CD vem para ganhar o Mundo". (Cátia de França)

> Para conhecer mais a ADZ: SounCloud, Facebook, site, Twitter, Instagran, YouTube.

Por Márcia Tunes  –  marciatunes@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×