Publicidade

RH

Longa Caminhada

A música complexa ouvida e estudada

A música erudita, vale ressaltar, é indiscutivelmente profícua no quesito em que transforma as mentes humanas em máquinas mais rápidas em um tempo mais curto

Música  –  13/05/2018 11:37

1

(Foto Ilustrativa)

_______________________________________________________

A música complexa somente ouvida sempre estará aquém de uma formação completa de um indivíduo que almeja um aumento de suas qualidades no entendimento de questões mais complexas

_______________________________________________________

> Confira todas as colunas "Descobrindo a Música", assinadas pelo músico Ricardo Yabrudi

Por que a cultura erudita tem o desejo de se sobrepor a uma cultura mais popular aos olhos de alguns intelectuais e eruditos? Também existe, em alguma camada intelectual, uma ideia de que do complexo se extrairá o simples. Se entendo o mais complexo, entenderei melhor o simples, talvez seja esse o entendimento dos que se sentem em uma posição superior, de autoridade, julgamento, com as ferramentas da estética, gnosiologia e filosofia, além da semiótica. Algumas atividades como o método Kumom ajudam a estender e desenvolver uma facilidade para atividades mais complexas no ramo da matemática. O ensino de línguas estrangeiras também é usado para o fomento de uma percepção e aguçamentos escolares.

A música complexa talvez esteja em boa parte na música erudita, embora isso não seja uma regra nem uma verdade. Estudos na área de musicoterapia e estudos na parte neural dos seres humanos demonstraram que as ondas sonoras da música erudita têm a conformação da complexidade do pensamento. O efeito Mozart, muito discutido, prevê ou oferece a possibilidade de exercitar o cérebro capacitando-o a desenvolver com mais rapidez alguns problemas da vida social e profissional.

O xadrez é tido como um grande trunfo e artifício para formar pessoas de pensamento mais veloz, enaltecendo e reforçando os agrupamentos das sinapses. A música complexa atrelada a esse pensamento daria ao indivíduo uma possibilidade de desenvolver aptidões e qualidades mentais mais incomuns e raras. Se o objetivo da “educação” proposta pelas nações é o de formar indivíduos que acelerem o descobrimento de novos caminhos para a ciência e consequentemente descobrir caminhos para a longevidade e o prazer humanos, realmente a música complexa ajudará em muito. O efeito Mozart só é verdadeiramente compreendido por quem o provou.

A música erudita, vale ressaltar, é indiscutivelmente profícua no quesito em que transforma as mentes humanas em máquinas mais rápidas em um tempo mais curto. Ela acelera o processo que a educação tradicional propõe. O ensino obrigatório da música nas escolas é um assunto que definitivamente poderá ajudar os alunos na produção de mais desenvolvimento cerebral, se for ensinado com os objetos de estudo da música complexa, com o ensino da notação musical principalmente. Sem esse ensino (o da escrita musical), o objetivo muito provavelmente não será alcançado. Somente com esse código musical, o aluno poderá se beneficiar do avanço que esse método irá propiciar. Ouvir principalmente Mozart, Beethoven e Bach certamente ajuda a entendê-los melhor dentro do código musical. Também o Kumom e o xadrez ajudarão na formação de indivíduos para uma capacidade mental mais veloz.

A música complexa não é a única responsável pelo desenvolvimento cerebral, entretanto, muitas outras formas como as acima apresentadas. “Nunca” poderemos dizer que as qualidades musicais complexas são “melhores”, contudo, são precursoras de atividades preconizadas como objetivo da educação mundial em prol da ciência e do progresso humano.

A música complexa somente ouvida sempre estará aquém de uma formação completa de um indivíduo que almeja um aumento de suas qualidades no entendimento de questões mais complexas. Esse seria o preço a ser pago pelos interessados - de que uma árdua caminhada com muito estudo na notação musical e estudos de harmonia e composição o fará mais articulado. Um aprimoramento para as faculdades mentais mais complexas nunca foi fácil para a humanidade. Teses de mestrado e doutorado consumem tempo e um longo preparo com muito estudo. O enfastiamento é o resultado dessas etapas árduas de longos estudos pós-bacharelado. Com a música complexa se dá o mesmo, a caminhada para o seu entendimento é longa e penosa, porém, seus frutos serão os mais doces, quando seu estudioso notar que tudo fica mais fácil em quase todas as áreas do conhecimento humano quando esse entender, pelo menos em parte, a música complexa ouvida e estudada.

_______________________________________________________

Por Ricardo Yabrudi  –  yabrudisom@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×