(Foto: Divulgação)
Festival de Bolso de Música Brasileira estará disponível na internet a partir do dia 2 de abril, no canal da Planetário Produções; imagem registrada antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
O Poemúsica - Festival de Bolso de Música Brasileira começou a ser gravado na segunda-feira, 1º de março, no Teatro Sonora em Conservatória. Composto por shows musicais e performances poéticas, o projeto traz na música o piano de Marcos Valle, o violão de Joyce Moreno, a voz de Zé Renato e criações do compositor e instrumentista Guinga. Já na poesia, obras de Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles e Hilda Hilst serão interpretadas por poetas contemporâneos, alguns da região: Flávia Souza Lima, de Volta Redonda; e a cantora, compositora e escritora Juliana Maia, natural de Conservatória. Juntam-se a elas Christovam de Chevalier e Paulo Sabino.
Todo o festival estará disponível na internet a partir do dia 2 de abril, no canal da Planetário Produções, realizadora do evento, que foi aprovado em edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O que é o Poemúsica
O Poemúsica lança um olhar sobre a produção musical do século XX, especialmente a bossa nova (anos 1950/60), o estilo musical brasileiro mais internacionalmente difundido e historicamente relevante, além das canções surgidas entre os anos 1970/80 e a virada para o século XXI. O festival também terá dois conteúdos extras, em formato de minidocumentário, com depoimentos dos participantes: um dedicado à música e o outro à poesia, com cerca de 20 minutos cada.
> Período de gravação*: até 6 de março (*não haverá público presente). Local: Teatro Sonora, Conservatória. Artistas participantes: Marcos Valle (voz e piano, com participação da cantora Patricia Alvi), Joyce Moreno (voz e violão), Guinga (voz e violão), Zé Renato (voz e violão). Poetas participantes: Christovam de Chevalier (Ferreira Gullar), Paulo Sabino (Carlos Drummond de Andrade), Flávia Souza Lima (Manuel Bandeira), Juliana Maia (Cecilia Meireles). Transmissão: YouTube, a partir de 2 de abril. Canal: Planetário Produções.