(Foto: Divulgação)
“Trazendo as Bananas e o Café de Volta para o Brasil” é uma narrativa visual que evoca raízes brasileiras e nórdicas
Inspirado pela dualidade entre o natural e o cultural, o artista construiu uma narrativa visual que evoca raízes brasileiras e nórdicas, explorando símbolos como o café e as bananas em obras compostas por colagens, esculturas e instalações. A exposição “Utopia - Trazendo as Bananas e o Café de Volta para o Brasil”, de Anders Bergman (artista sueco que mora na Finlândia há 20 anos), pode ser vista no MAM Resende até o dia 20 de dezembro.
De destaque internacional, em “Utopia”, Bergman apresenta uma interpretação ousada e profundamente poética da utopia almejada pelos imigrantes finlandeses que chegaram a Penedo, no início do século passado. Entre as peças centrais da mostra, destaca-se a instalação “Casa Espelho”, situada originalmente na Finlândia, em que o artista provoca reflexões sobre o “não-lugar” utópico e o caráter efêmero das sociedades.
Na noite de abertura (quarta-feira, 13 de novembro), o público foi transportado ao universo de Bergman, repleto de interpretações sensoriais e questionamentos existenciais. O artista também reconhece o trabalho dos principais colaboradores desta exposição, como Pedro Luz, seu produtor, e Carmem Aguilar, diretora do Museu de Arte Moderna de Resende, que foram cruciais para tornar esta iniciativa uma realidade.
> O MAM fica localizado na Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico, em Resende.