Para homenagear os profissionais da fotografia e fomentar a prática de captar imagens do cotidiano, o MAM (Museu de Arte Moderna) de Resende recebe a mostra coletiva “A Poética da Imobilidade”, que conta com trabalhos de 21 fotógrafos e é composta por 40 fotografias de temáticas variadas.
O Dia do Fotógrafo foi criado em referência ao primeiro registro fotográfico produzido em solo brasileiro. Por isso, a data de 8 de janeiro de 1840 foi escolhida para celebrar e homenagear os profissionais da fotografia no Brasil.
A primeira câmera se chamava Daguerreótipo e foi criada pelo pintor, físico e inventor Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787-1851).
A exposição “A Poética da Imobilidade” apresenta uma seleção primorosa do acervo do MAM e contempla trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores de Resende e região.
Com imagens coloridas e em preto e branco, a coletiva tem como principal objetivo enaltecer a beleza das obras de diferentes estilos e também estimular outras pessoas a iniciarem no universo da fotografia e suas múltiplas formas de expressão.
O MAM Resende tem se consolidado como um celeiro para novos talentos das artes visuais. Nos últimos anos, o museu apresentou diferentes exposições e tem se firmado como um dos principais espaços de arte em todo o Sul Fluminense.
Entre os trabalhos estão fotografias de Leandro Stunti, Claudia Chusquea, Maurício Teixeira, Carlos Menandro e André Pol.
> Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, Centro Histórico. Classificação: Livre. Contato: (24) 3360-6155.