(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
Mostra fica disponível até o dia 11 de março, aberta para visitação de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h
_______________________________________________________
> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região
A prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove a exposição “Volta às aulas com História: José Alfredo Sodré - Personagem de Resende”. A mostra será aberta no dia 11, segunda-feira, para apresentar principalmente às gerações mais novas um dos mais influentes personagens da história local, responsável por denominar Resende como “Princesinha do Vale”.
“Sodré”, como era popularmente chamado, chegou a Resende ainda jovem e se tornou um grande líder político durante a década de 20. Além disso, foi dono do jornal “Tyburibá” e editor do jornal “A Lira”. Em virtude de seu envolvimento em tantos elementos históricos, suas anotações e documentos deixados são até hoje ricas fontes de pesquisa sobre a memória do município. Estão lá informações preciosas sobre a Santa Casa e de outras personalidades importantes, como Pedro Braile e Dona Antonina Ramos Freire.
Toda a história e contribuição de Alfredo Sodré são contadas em oito banners, que incluem diversas curiosidades e relatos sobre o influente personagem. Dispostos em um corredor, próximo ao Arquivo Histórico, eles proporcionam pelo conteúdo uma verdadeira viagem em busca do conhecimento. Toda essa riqueza sobre a história do município, inclusive, só é possível graças ao trabalho desempenhado pelo Arquivo Histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que mantém viva a memória de Resende.
- É extremamente importante conhecer a história de nossa gente para entendermos como chegamos até aqui. Essa história é contada através de personalidades como Sodré, que teve influência em elementos que figuram até hoje, como a Santa Casa e a Escola Sagrado Coração, que neste ano de 2019 completa o seu centenário. Quem passa pela Praça do Centenário pode observar o busto de Alfredo Sodré, mas só aqui, junto ao Arquivo Histórico, é possível saber com detalhes quem foi essa pessoa tão importante para Resende - explica o historiador e diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa.
> A exposição fica disponível até o dia 11 de março, aberta para visitação de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Além de aprender com os banners, os visitantes também podem tirar dúvidas e interagir com profissionais da Fundação, como o próprio Claudionor Rosa, sobre a história de José Alfredo Sodré, assim como sobre a história de Resende no todo. A FCCMM fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117. Para mais informações, entre em contato com o número (24) 3354-6927.