Publicidade

RH

Arte Nordestina

Artesanato e sustentabilidade em destaque no Sesc BM

Exposição reúne peças exclusivas do Cariri, no Ceará; também apresenta obras alusivas a personalidades importantes para a história, cultura e ao folclore local

Parabólica  –  27/05/2019 23:34

(Fotos: Divulgação) 

_______________________________________________________

Peças do Geopark Araripe, o primeiro das Américas reconhecido pela Unesco, estão na cidade, assim como vestimentas em couro do célebre artesão Espedito Seleiro

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região  

O Sesc Barra Mansa abre na terça-feira, 28 de maio, às 19h, a exposição “Artesanato e sustentabilidade”, com peças exclusivas do Cariri, região que engloba municípios como Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, no Ceará. Além do artesanato produzido na região, a mostra apresenta peças alusivas a personalidades importantes para a história, cultura e ao folclore local, destacando os legados que elas deixaram para a defesa do meio ambiente que persistem até hoje. 

Na mostra, que tem curadoria do jornalista Marcelo Fraga, o público poderá conhecer um pouco do Geopark Araripe. Localizado no sul do Ceará, é o primeiro Geopark das Américas reconhecido pela Unesco. Além de dez quadros do meio ambiente, serão expostas réplicas de fósseis encontrados na região confeccionadas em Pedra Cariri. As peças são elaboradas pelos artesãos Graça e pela Família do Ateliê Pedra sobre Pedra, do município de Nova Olinda. 

Também é destaque na mostra as bonecas de pano produzidas pelo Grupo Bonequeiras do Pé de Manga (Crato/CE), os bonecos de areia e jornal, assinados pelo artesão Wilton (Barbalha/CE). Vídeos mostrando o Geopark cearense e outras reservas ecológicas nordestinas, no Maranhão e Pernambuco, são o complemento audiovisual da mostra. 

A exposição “Artesanato e Sustentabilidade” integra uma mostra maior, com seus três módulos sendo exibidos simultaneamente em Barra Mansa, Teresópolis e Três Rios. O seguinte a ser exibido em Barra Mansa é “Meio Ambiente e Religiosidade”, a partir de 10 de agosto, e depois “Arte do Lixo, Festividade e Cotidiano do Nordeste”, a partir de 17 de outubro. O conjunto apresenta o Nordeste como um exemplo de superação, apontando políticas sustentáveis de economia criativa, com o intuito de despertar e promover as potencialidades de cada local, a partir dos recursos naturais e seus reaproveitamentos. 

Peças de Espedito Celeiro  

Outras peças remetem a figuras icônicas da arte nordestina e brasileira. Um manequim com Gibão lembra Luiz Gonzaga, que eternizou o traje usado por vaqueiros da região e que hoje representa a figura do cantador nordestino. A obra foi confeccionada por Espedito Seleiro, artesão do sertão cearense reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho com couro, ofício herdado de seu pai, que calçou Lampião, o Rei do Cangaço. Também é possível apreciar uma xilogravura em couro com imagens do poeta Patativa do Assará e do Rei do Baião. 

Os visitantes poderão ver de perto a escrivaninha que Padre Cícero mantinha em sua casa em Juazeiro do Norte. Era nela que o líder religioso redigia suas cartas, que também integram a mostra, juntamente àquelas em que ele era destinatário. O padre era reconhecido defensor do meio ambiente e criador de preceitos de sustentabilidade adotados mundialmente até hoje, inclusive pelo Greenpeace. 

Abertura - A abertura da exposição, que se estende até 25 de julho, contará com manifestações artísticas nordestinas. A partir das 18h, em oficinas, os visitantes aprenderão técnicas artesanais para a confecção de terrário em cordão, cestaria e fantoches. Haverá ainda aula especial de ritmos nordestinos, tudo embalado por um trio de forró, antecipando a abertura oficial, às 19h. A entrada é franca. 

> Artesanato e meio ambiente - Abertura: 28 de maio, às 19h (oficinas a partir das 18h). Sesc Barra Mansa: Avenida Tenente José Eduardo, 560, Ano Bom. Entrada franca. Visitação: até 15 de julho, de terça a sexta-feira, das 7 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×