(Fotos: Divulgação)
Inscrições para o curso com Pedro Dias devem ser feitas na sede da ONG, Avenida Presidente Kennedy, 6141, Siderlândia, Volta Redonda
Pedro Dias tem um novo desafio. Em agosto começa a ensinar desenho de humor na ONG Ser e Crescer Sempre Jovem, no bairro Siderlândia, em Volta Redonda. Para divulgar o curso, o ilustrador, chargista, caricaturista e professor optou por uma exposição itinerante, que deve acontecer logo após o período de férias. A ideia é a de que ela percorra as seis escolas do setor onde situa-se a ONG. Parte dessa exposição será sobre o tema “Abolição da Escravatura” - com trabalhos que foram expostos no Memorial Zumbi, em maio. O restante da exposição trará trabalhos de caricaturas, reunindo diversos autores. Serão cerca de 40 trabalhos no formato A-3. Coloridos e em preto e branco.
- O tema da exposição será livre, basicamente. Os trabalhos sobre a Abolição da Escravatura, que farão parte dessa mostra, serão 20. O objetivo inicial era montar a exposição para anunciar o curso na ONG, mas aproveitamos para incluir esses trabalhos que chamam a atenção sobre o tema racismo, um assunto relevante, de grande importância social - explica Pedro Dias, que participa da exposição no Espaço das Artes Zélia Arbex em homenagem ao fotógrafo Antônio Calino (morto recentemente), e também é um dos jurados do 30º Salão de Humor de Volta Redonda.
Enquanto a exposição itinerante não começa, já estão abertas as inscrições, na sede da ONG, para o curso de desenho de humor. O programa, segundo Pedro Dias, está previsto para durar quatro meses, aberto a todas as idades (a partir de 7 anos).
- Os dias e horários das aulas estão sendo definidos, mas sabemos que haverá vagas pela manhã e à tarde. Inicialmente, os dias sugeridos foram segundas, quartas e quintas-feiras.
O desenhista conta que o seu contato com a ONG se deu por meio das redes sociais. Posteriormente, reuniram-se e ele apresentou o seu trabalho.
- O interesse no curso está em oferecer à comunidade o ensino de uma atividade lúdica, que estimula a criatividade e a percepção, além de mostrar a importância e a grandeza de informações que os desenhos de humor, como linguagem gráfica, trazem consigo - frisa.
O conteúdo do curso
A programação do curso inclui a produção de charges, cartuns, caricaturas, tiras em quadrinhos, criação de personagens, materiais, cores, animação e mangá, entre vários outros assuntos. Pedro Dias enfatiza que o trabalho consiste em despertar a criatividade, descobrir talentos, desenvolvendo no aluno o potencial artístico e criativo para um crescimento intelectual, pessoal e profissional.
- O que queremos é desenvolver a autoestima e atuar na formação de um cidadão mais consciente e capaz, utilizando-se para isso do uso de referências, como fotografias, por exemplo, para estimular o senso de observação.
E isso é possível, de acordo com o professor, porque o desenho de humor, como linguagem gráfica, traz consigo uma riqueza muito grande de informações.
- Além de contribuir como um estímulo à criatividade, induz também ao pensamento crítico, desperta a sensibilidade e o interesse por temas relevantes de caráter social. Auxilia ainda no desenvolvimento da escrita, da leitura, da percepção, entre outros fatores - detalha.
Quem é o professor
Pedro Dias é de Três Rios. Ilustrador, chargista, caricaturista e professor de desenho. Estudou no Colégio João XXIII e iniciou a carreira profissional em 1994, no setor de arte-criação da Escola Técnica em Volta Redonda.Trabalhou nos jornais “A Voz da Cidade”, “Presença”, “Correio de Notícias”, “Jornal do Interior” e na revista “Volta Cultural”. Ilustrou o livro "O encontro das três lendas" (com textos de Valmir de Almeida) e o Catálogo do Salão Nacional de Humor de Volta Redonda em 2012, quando compôs a comissão julgadora do evento.
Expôs seus trabalhos em salões de humor do país, como os de Caratinga (MG), Piracicaba (SP) e Piauí. Participou de exposições, entre elas, "Pela soberania, contra a Alca", "Portinari com humor" e "Brasil negro"(charges contra o racismo). Trabalhou como professor e orientador de artes na Escola Artespaço-VR e também no projeto A Arte de Desenhar, da Secretaria de Educação de Volta Redonda. Em 2014, em parceria com o cartunista Clóvis Lima, adaptou para os quadrinhos o Anjinho da Paz, personagem-símbolo do Flamengo e do futebol carioca.
Um pouco sobre a ONG
A ONG Ser e Crescer Sempre Jovem “propõe atividades sociais e culturais inspiradas em bons valores éticos e morais para contribuir com a formação de pessoas competentes, conscientes, criativas e autônomas”. Oferece cursos e oficinas no bairro Siderlândia, em Volta Redonda, das 8h às 18h.
É uma ONG recente e funciona em uma casa. Entre as atividades oferecidas nesse início, estão os cursos de dança livre, crochê, crochê Amigurumi, desenho, inglês para iniciantes e aulas de reforço. Rosemar Rodrigues é o presidente e Francielen Rodrigues, a vice.
> Onde se inscrever no curso: ONG Ser e Crescer Sempre Jovem, Avenida Presidente Kennedy, 6141, Siderlândia, Volta Redonda. Mais informações: (24) 99313-4205.