(Foto: Divulgação)
É importante levar em consideração os objetos que você já possui em casa, qual é o seu estilo de vida e como você vive a sua rotina
Quem compra um imóvel novo ou faz uma grande reforma em casa, pode se deparar com aquele cômodo vazia e ficar em dúvida sobre como utilizá-lo de uma forma bacana. Para os amantes da arquitetura inteligente, essa é uma tarefa que pode ser resolvida facilmente, no entanto, nem sempre é assim. Pensando nisso, listamos dez formas para você transformar aquele cantinho sobrando e sem nenhuma função em um espaço útil e decorado. Vamos lá!
Como decidir o que fazer?
Antes de pôr as mãos à obra, é fundamental parar e pensar quais são as reais necessidades de todos os moradores do lar. Para isso, é importante levar em consideração os objetos que você já possui em casa, qual é o seu estilo de vida e como você vive a sua rotina. Transformar aquele cômodo no cantinho preferido da casa também demanda um certo tempo, principalmente nos casos em que uma reforma deve ser feita. Tempo e custos também devem ser considerados, já que algumas opções podem sair mais caras do que pensamos. Feito isso, veja o que você poderá fazer com as nossas dicas abaixo.
Escritório
Na maior parte dos casos, a primeira opção é transformar o cômodo em um escritório. Para isso, uma mesa e uma cadeira são essenciais. Se você é daqueles que mesmo após o horário de trabalho ainda precisa resolver assuntos profissionais, pense bastante na iluminação do ambiente, já que em boa parte dos casos ele será utilizado no período noturno. Para deixá-lo ainda mais aconchegante e confortável, escolha uma cadeira confortável e pense em objetos para deixar o escritório com a sua cara! Dependendo do caso, você também terá que fazer alterações nas instalações elétricas, criando tomadas ou trilhos de força para ligar computadores, impressoras e luminárias.
Sala de leitura
Se você é apaixonado por literatura e não larga o prazer de se deliciar com uma nova história, criar uma sala de leitura é excelente ideia! Aqui, também é válido reforçar a importância de uma boa iluminação e de uma poltrona confortável. Tem muitos livros em casa? Então, pense em uma boa estante e onde irá colocá-la. Papéis de parede podem deixar a sua mini biblioteca muito mais estilosa e uma mesinha para estudos também permitirá momentos de estudos e reflexão.
Sala de jogos
Bilhar, pebolim e fliperamas são suas paixões? Então, não perca tempo e transforme esse espaço em uma divertida casa de jogos! Caso você não abra mão de um bom carteado, uma mesinha e quatro cadeiras também poderão resolver o seu problema. Agora, se sua intenção é compartilhar esses momentos de alegria e descontração com amigos e familiares, pense em um barzinho bacana, com uma disposição de taças e copinhos de viagem. Com certeza, todos irão amar!
Sala de música
Os amantes da música não resistem a um bom espaço para expressar sua arte. Nesses casos, é necessário pensar na acústica do cômodo, para não atrapalhar o resto da casa enquanto é utilizado. Para decorá-lo, vinis antigos, quadros e instrumentos podem ser utilizados, gerando um clima de harmonia e descontração. Você era daqueles que possuía coleções e mais coleções de CDs? Agora, é hora de exibi-los e deixar esse espaço ainda mais interessante.
Closet
Transformar um cômodo vazio em closet é a opção mais escolhida para aquelas famílias que possuem muitas roupas. Aqui, araras e armários são bem vindos, mas pense sempre no fluxo e na sua movimentação antes de reformar esse cômodo. Também é importante analisar com cuidado se o local tem bastante ventilação e recebe a luz do sol. Esses fatores são fundamentais para evitar a umidade no ambiente e, consequentemente, danos em suas peças.
Sala de cinema
Nem sempre, na sua sala de estar, é possível colocar uma televisão bacana, com aquele som de cinema. Então, que tal transformar o cômodo em uma super sala de TV, com aparelhos de última tecnologia e um sofá muito mais confortável? Dessa forma, você também poderá fazer uma iluminação especial nesse ambiente e garantir dias e noites de pura aventura, romance, comédia e ação!
Espaço fitness
Se você tem a vida corrida, mas não abre mão de fazer seus exercícios físicos, transforme esse ambiente em um espaço fitness! Colchonetes, halteres, bicicletas e esteiras criam uma academia particular, onde todos da casa poderão cuidar da forma e da saúde. Pense também em um espelho, para você analisar se está fazendo seus exercícios corretamente e na ventilação do ambiente. Se a aquisição de um ar condicionado está fora do orçamento, um bom ventilador de teto poderá resolver o seu problema.
Quarto de hóspedes
A família é muito numerosa e muitos parentes moram distantes de você? Um quarto de hóspedes também é uma boa opção. Pense em camas e armários para garantir o conforto das visitas e decore o ambiente com objetos agradáveis. O benefício de fazer um quarto de hóspedes está no baixo custo, já que, muitas vezes, para fazê-lo, um ou dois móveis já deixam o espaço completo.
Espaço kids
Quem tem crianças em casa, sabe o sufoco que é deixar o ambiente em ordem. Então, por que não juntar todos os brinquedos dos pequenos em um só lugar e ainda decorar o ambiente com seus personagens favoritos? Caso as crianças ainda sejam muito pequenas, vale a pena forra o chão com tatames de EVA e utilizar telas de proteção nas janelas. Com espaço e segurança, a diversão de todos estará garantida.
Depósito
Em muitos lares, a organização precisa de um famoso aliado, bastante conhecido como o “quarto da bagunça”! Então, organize direitinho todos os objetos que você não usa com tanta frequência e coloque no cômodo! A instalação de prateleiras e alguns armários poderão ajudar com isso! E, claro, tente ao máximo manter o lugar limpo e organizado, já que objetos acumulados podem gerar fungos no local.
Esclareceu suas dúvidas? Mãos à obra! Com certeza, após ler essas dicas, você percebeu que um desses ambientes é tudo o que você precisa em casa! Então, use a criatividade e deixe aquele quartinho vazio com a sua cara!