Publicidade

RH

Tonalidades de Óxidos

Antônio Geraldo expõe no MAM de Resende

Exposição - T.E..M..P...O - encerra agenda de 2019 do Museu de Arte Moderna com obras bidimensionais, tendo folhas de flandres como suporte

Parabólica  –  25/11/2019 14:28

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Abertura será no dia 26 de novembro; público poderá visitar as obras até 19 de dezembro

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região  

A Prefeitura de Resende, por meio da Casa da Cultura Macedo Miranda, encerra sua agenda de exposições de 2019. A mostra "T. E..M..P...O", do artista plástico Antônio Geraldo, será aberta ao público no dia 26 de novembro, no Museu de Arte Moderna da cidade, o MAM. A visitação poderá ser feita até 19 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 18h. A exposição esteve este ano na Estação das Artes, em Barra ansa, promovida pela prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa. Também foi destaque na Galeria de Arte Cílio Bastos - Espaço Cultural Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda.   

O artista plástico Antônio Geraldo é de Volta Redonda e nesta exposição serão apresentadas obras bidimensionais, tendo folhas de flandres como suporte, desenvolvendo tonalidades de óxidos, na maioria das vezes, a partir da submersão do material em água. São cerca de 20 obras e duas instalações, em que o artista irá colocar uma piscina rasa para mostrar ao público como é feita a técnica.

- As obras ficam imersas em pequenas piscinas construídas especialmente para a criação das obras. Na década de 80, eu já havia trabalhado com esse material em pequenos formatos até elaborar uma instalação. Na década seguinte experimentei esse material criando composições por meio de colagens. Mas, somente em 2017, consolidei essa técnica de oxidação, entendendo a ação do tempo a partir da percepção para controlar o processo, ao drenar ou adicionar água durante a produção das obras, o que demanda tempos relativos conforme cada peça - explica o artista. 

A exposição "T.E..M..P...O" foi uma das selecionadas no edital de ocupação do Museu de Arte Moderna, lançado no início deste ano. Segundo a diretora do MAM, Carmen Aguiar, as obras mostram a qualidade do trabalho de um artista da região.

- Ficamos muito felizes quando a equipe de seleção do edital aprovou a nova exposição deste importante artista de nossa região. Acredito que este intercâmbio entre as cidades da região e seus artistas só fortalece a cultura feita por aqui - disse.

O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan contou que o público pode esperar para novas exposições em 2020 no MAM.

- Encerramos o ano no Museu de Arte Moderna com o ousado e instigante trabalho de um artista com quase três décadas de carreira e um dos mais conceituados da região. Para 2020 estamos, desde já, trabalhando para as comemorações dos 70 anos do Museu - enfatizou.

Um pouco sobre o artista

Antônio Geraldo dedica-se há quase três décadas a compor a pigmentação de seus trabalhos a partir de elementos naturais, como terra, cinzas e metais. Sua produção atual tem utilizado o tempo como instrumento de trabalho, ao dedicar sua pesquisa na composição de imagens a partir da oxidação de materiais metálicos.  

O artista plástico tem usado folhas de flanders como suporte e também como material de pigmentação. Por sua alta resistência à corrosão, esse material é geralmente utilizado na fabricação de embalagens de alimentos e de óleos, tintas e produtos químicos, e até mesmo na fabricação de utensílios domésticos e industriais. Antônio Geraldo rebela-se contra a resistência do material pronto para o comércio, e o deixa exposto ao tempo e aos efeitos da água.  

> Exposição "T.E..M..P...O" - Abertura: 26 de novembro (terça-feira). Visitação: até 19 de dezembro, de terça a sexta-feira. Horário: 10 às 18h. Local: Museu de Arte Moderna de Resende, Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×