Publicidade

RH

Evento Virtual

Grebal - Vídeo marca inauguração da Galeria Dora de Oliveira

São cinco quadros da homenageada na exposição; ao todo, mostra conta com 14 obras que passaram por processo de restauração

Parabólica  –  06/12/2020 11:06

9745

 

(Fotos: Divulgação)

Espaço será inaugurado, em 11 de dezembro, às 16h, com lançamento de vídeo no Facebook do Grêmio Barra-mansense de Letras; na foto, Paulo Rangel (presidente do Grebal) e Dora de Oliveira (no detalhe)

 

A pandemia restringiu o pleno funcionamento do Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal), mas isso não significa que a sede ficou sem atividades. Muito pelo contrário. Ao longo desses meses, o presidente da entidade, Paulo Rangel, se dedicou a reinventar o local, junto à equipe de trabalho, respeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Além das reformas, que modernizaram o ambiente, na sexta-feira, 11 de dezembro, às 16h, será inaugurada a Galeria Dora de Oliveira, com a exposição “Acervo”, pelo Facebook do Grebal - não haverá evento presencial, por causa do isolamento social. São cinco quadros da homenageada na exposição. Ao todo, a mostra conta com 14 obras que passaram por processo de restauração, com novas molduras, limpeza e recuperação de fundos das telas, por exemplo. 

- A arte está em toda parte do nosso dia a dia. E o Grebal, além da literatura, é um incentivador da cultura, e tem apresentado a associados, amigos e colaboradores a grandiosidade através dos eventos publicados na página do Facebook - enfatizou Rangel. 

Com quadros restaurados do acervo dos 45 anos da entidade, de relevância histórica e cultural para o Sul Fluminense, o espaço homenageia a artista plástica e escritora de Barra Mansa que integra o grêmio desde 1977. Dora de Oliveira já teve publicações antológicas e coleciona premiações. Segundo Paulo Rangel, é um orgulho poder homenageá-la, sobretudo para reconhecer seu talento e retribuir a dedicação. 

- Dora é uma referência e sua importância merece ser registrada. E optamos pelo lançamento de um vídeo para marcar essa inauguração, ampliando o público habitual do Grebal - disse Rangel, que observou ainda: 

- Durante essa pandemia, muitas pessoas descobriram o prazer e a necessidade de se cercar por arte para garantir certo conforto neste isolamento. 

Paulo Rangel, que também é ator, autor, ventríloquo, instrutor de artes cênicas, diretor de teatro há 30 anos e fundador da Cia. Teatral Granada, garantiu que dará continuidade às realizações virtuais. Entre os eventos promovidos pelo Grebal estão sarau, exposição fotográfica, curiosidades literárias, entre outras manifestações artísticas que ilustram o cenário literário local. 

Quem é Dora de Oliveira 

Com ampla bagagem artística, Dora de Oliveira reúne em seu currículo o 1º lugar no 2º Concurso de Contos do Sul Fluminense e no Concurso de Poesia Ilustrada, no qual também ganhou Menção Honrosa. A mesma reverência aconteceu no 3º Concurso Nacional de Poesias da Revista Brasília. Ela comentou sobre a satisfação de ter a galeria em seu nome e também sobre a reforma. 

- Estou muito feliz com esse ambiente colorido e artístico. Ambiente que por muito tempo foi minha própria casa. Sou escritora, artista plástica, bailarina, também trabalho com teatro, artesanato e artes em geral. Minha alegria é porque estou anunciando a inauguração da exposição virtual na galeria que recebe meu nome, Galeria Dora de Oliveira. (Confira aqui a entrevista concedida pela artista ao OLHO VIVO)

Nas artes plásticas ela se identifica mais com o estilo acadêmico, hiper-realista ou surrealista. O artesanato também entrou em sua vida como todas as outras expressões artísticas: por curiosidade, interesse e necessidade de diversificar o seu trabalho. Dora de Oliveira costuma dizer que já nasceu artista. Por isso mesmo, optou pela Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), fez licenciatura plena em educação artística. Mas ao mesmo tempo estudou pintura com o artista João Quaglia; canto lírico com o cantor José Di Giacomo; balé clássico e moderno com as bailarinas Elid Bittencourt e Eline Fonseca (os três últimos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro). Estudou violão, flauta doce e teclado sozinha, e mais tarde aprofundou seus conhecimentos com o saudoso Professor Dito. Estudou também dança de salão, com os professores Russo e Lydia Ferraz. Como escritora, participou durante muito tempo do Grebal (Grêmio Barramansense de Letras).  

O que é o Grebal

O Grêmio Barra-mansense de Letras (leia na coluna do Jean Carlos Gomes a reportagem que conta a história do Grebal) foi fundado em 6 de março de 1975 com o objetivo de apoiar e fomentar a literatura em Barra Mansa e na região. O Grêmio continua este trabalho, 45 anos depois, com lançamentos de livros, publicando coletâneas, realizando concursos, cursos, oficinas, promovendo o crescimento dos autores grebalistas e o engrandecimento da literatura. Clique aqui para mais informações

> Inauguração virtual da Galeria Dora de Oliveira - Exposição “Acervo” do Grêmio Barra-mansense de Letras. Data: 11 de dezembro (sexta-feira). Horário: 16h. Clique aqui para assistir.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Dora de Oliveira

    Cláudio. Parabéns pela matéria. Como sempre impecável em todos os sentidos.
    Obrigada pelo apoio, pelo incentivo, pelo reconhecimento e principalmente pela
    amizade.