Publicada em: 03/01/2016 (09:40:04)
Atualizada em: 05/01/2016 (08:42:05)
(Fotos: André Aquino)
Ângela Maria continua comandando as panelas; restaurante é parada obrigatória para turistas;
clientes acompanham o preparo da comida; preço é para ninguém botar defeito: R$ 25 por pessoa
O aroma da legítima comida mineira se mistura com a ansiedade dos turistas em provar as delícias do restaurante Tempero da Ângela, em Bichinho, povoado da cidade mineira de Prados - 230 quilômetros de Volta Redonda. A fila de espera pode chegar a uma hora, mas não há espaço para reclamações: a qualidade da culinária faz valer a pena, como comprovou a coluna “Visão Crítica” na primeira semana de 2016.
Qual é o tempero da Ângela? Sem titubear e com a sua simplicidade contagiante, ela responde: "O amor. E muito trabalho também".
A lenda da culinária mineira (embora ela não aceite esse título) mantém o entusiasmo como se tivesse dando as primeiras colheradas. Ângela Maria da Silva, que fundou o restaurante há 13 anos, ainda cozinha na beira dos dois fogões a lenha. Tudo sobre os olhares dos clientes.
- Nos importamos muito com a higiene do preparo e a qualidade dos produtos. Damos prioridades aos fornecedores da região - conta Ângela, enquanto tempera o feijão num dos fogões.
Ao chegar era difícil escolher: frango com quiabo, pernil assado, tutu de feijão, mandioca frita, angu, abobrinha, costela cozida, feijão tropeiro. E para sobremesa: doces mineiros e cafezinho com rapadura! O preço é para ninguém botar defeito: R$ 25 por pessoa (sem balança).
Movimentando a economia
Ângela é simples, mas não é ingênua. Depois de ser recomendada no programa “Mais você”, da Ana Maria Braga, da TV Globo, a clientela aumentou. E muito. Hoje ela sabe da importância do restaurante para a economia do povoado.
- O restaurante emprega dezenas de mães que sustentam suas casas. Também nossos clientes passeiam nas ruas de Bichinho e acabam comprando alguma coisa dos nossos artesãos - diz.
Reconhecimento internacional
Pesquisa do site Tripadvisor mostra que 90,5% consideram o local como excelente ou muito bom. Participaram da enquete 539 internautas. "Tempero da Ângela" já foi tema de reportagem do “New York Times” e recebeu a nota máxima nas avaliações gastronômicas como na revista "Quatro Rodas", além dos elogios de Ana Maria Braga.
Turistas confirmam a qualidade.
- Comida mineira boa e barata. Serviço cortês e atencioso. Ótimo achado em Bichinho. Já venho aqui há três anos - diz o engenheiro carioca Claudio Aguiar, 38 anos, que estava com a sua família.
- Comida mineira de qualidade com fartura nunca vista. Chegue cedo, ocupe sua mesa, peça as bebidas e espere a comida ficar pronta para acessar os fogões a lenha na cozinha e se servir direto das panelas. Guarde espaço para o doce de leite com queijo no final - recomenda o cliente paulista Edilson Corozza.
Só tem uma certeza: O regime será quebrado no Tempero da Ângela.