(Foto: Divulgação/Fabrício Rezende)
Gratuita: Apresentação acontece neste domingo, 24, na Praça do Capivari, a partir do meio-dia
O maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, recebe neste domingo, 24, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. A jovem orquestra, que recebe o nome da sua cidade de origem, realiza um concerto a céu aberto, para animar o almoço dos turistas e moradores. A apresentação acontece na Praça do Capivari, a partir do meio-dia. Gratuito.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta ao festival, recebendo como solista o trompista Luiz Garcia. O músico estudou no Conservatório de Tatuí, na Juliiard School e no New England Conservatory. Luiz Garcia integrou as sinfônicas Brasileira e do Teatro Municipal de São Paulo e foi professor na UniRio. Atualmente é integrante da Osesp e leciona na Faculdade Cantareira.
No concerto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa prestigia um dos músicos do Projeto Música nas Escolas, Hércules Alves, executando a sua composição “Fanfarra nº 1”. No concerto a céu aberto, a OSBM ainda interpreta obras desafiantes de Leopoldo Miguez e Paul Dukas.
Para encerrar, “Os pinheiros de Roma”, obra de Respighi que a OSBM interpretou no concerto de abril de sua temporada oficial. No clássico de Respighi, diferentes regiões de Roma são apresentadas em um cenário imaginário por meio de sons.
A interiorização da música clássica
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há 11 anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da Orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, por mio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Festival de Inverno de Campos do Jordão
Em mais de 40 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo.
Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e máster classes a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo - sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte - escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem.
Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp. A Fundação Osesp o administra, com Marcelo Lopes na direção executiva, Arthur Nestrovski na direção artística e Marin Alsop como consultora artística. Fabio Zanon é o coordenador artístico-pedagógico do Festival.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> OSBM no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão - Data: 24 de julho (domingo). Horário: meio-dia. Local: Praça São Benedito, Vila Capivari, Campos do Jordão (SP). Regência: Vantoil de Souza. Solista: Luiz Garcia, trompa. Programa: Fanfarra nº 1 - Hércules Alves; Prometeu Op. 21 Poema Sinfônico nº 3 - Leopoldo Miguez; Villanelle - Paul Dukas; Pinheiros de Roma - Otorrino Respighi.