(Foto Ilustrativa)
Quando comparado com o mesmo período
de 2011, houve um aumento de 41,5%
O consumo de gás natural no Brasil atingiu novo recorde em novembro. De acordo com o levantamento feito pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), foram consumidos em todo o país em média 70,9 milhões de metros cúbicos por dia. O novo recorde é resultado do acionamento das térmicas em virtude da atual situação hidrológica com reservatórios abaixo do nível esperado para o período.
Quando comparado com o mesmo período de 2011, houve um aumento de 41,5% no consumo de gás natural no país. Considerando o período acumulado de janeiro a novembro de 2012 o aumento registrado é de 18,2%. Neste mesmo período, os segmentos residencial e comercial mostraram um crescimento de 5,8% e 5,9%, respectivamente. O segmento industrial foi impactado pela redução da atividade industrial, registrando retração de 1% e o segmento veicular de 1,3%.
Sudeste segue liderando
O Sudeste segue liderando o consumo de gás natural com uma média diária de 49 milhões de metros cúbicos, seguido pelo Nordeste com 10 milhões de m³/dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 6,9 milhões de m³/dia, 2,8milhões de m³/dia e 2 milhões de m³/dia, respectivamente.
Em novembro o gás natural chegou a 400 municípios, atendendo a mais de 2,2 milhões de consumidores.