(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
“A humanidade precisa dar o primeiro passo para uma mudança na maneira como lidamos uns com os outros; o nome desse passo é Respeito”
_______________________________________________________
Otávio Oliveira é o 102º convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura.
> Nome: Otávio Oliveira
> Breve biografia: Tem formação acadêmica em odontologia. É músico com formação em violão clássico, toca e canta. É artista plástico, porém sem formação acadêmica na área.
Confira a entrevista com Otávio Oliveira
> Em sua opinião, o que é cultura de paz?
Honestamente não conheço a fundo a cultura de paz, mas me parece uma excelente forma de controle, não só da violência, mas também dessa onda de hostilidade entre as pessoas que parece que tomou conta de várias partes do mundo atualmente.
> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?
A educação “pode libertar, e digo isso baseado em uma teoria de um autor brasileiro chamado Silvio Almeida, na qual ele coloca a educação como uma propagadora do racismo estrutural, da homofobia e da misoginia no Brasil. Sendo assim, acho que a educação pode libertar sim, porém, desde que seja necessariamente inclusiva.
> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.
Acho que os espaços digitais podem ser extremamente úteis. Existe uma disponibilidade imensa de informação positiva e isso espalha conhecimento, no entanto, existe também uma quantidade grande de coisas inúteis e depreciativas na rede que é responsável pela disseminação de ódio e preconceitos. Possuo um canal no YouTube onde divulgo meu trabalho como músico e canais no Facebook e no Instagram onde divulgo meu trabalho como artista plástico.
> Qual mensagem você deixa para a humanidade?
Minha mensagem para o mundo é que a humanidade precisa dar o primeiro passo para uma mudança na maneira como lidamos uns com os outros. O nome desse passo é Respeito. Ainda não evoluímos o suficiente para que nos amemos uns aos outros, sendo assim, se começarmos apenas nos respeitando, já seria uma mudança significativa.
> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"