(Fotos: Divulgação)
Na décima edição, foram 205 cidades realizadoras
Em 2012, de Norte a Sul do Brasil, passando pelo interior de todos os estados nacionais e em 15 países diferentes, como México, Portugal, Argentina, Chile e Estados Unidos, o Grito Rock aconteceu durante mais de 40 dias. Na décima edição, foram 205 cidades realizadoras - 37% a mais em comparação com 2011 -, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais. Neste link é possível visualizar vários outros indicativos da última edição do festival.
Agora, conectando 300 cidades de 30 países o Grito Rock se torna mundial. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, foi criado como uma alternativa ao Carnaval tradicional e em 2013 acontece de 1 de fevereiro a 3 de março. As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal Toque no Brasil e os produtores já podem cadastrar as cidades para a realização do Grito Rock Mundo.
Fique por dentro de tudo que vai rolar...
> Datas - O festival será realizado de 1 de fevereiro a 3 de março, sendo 12 de fevereiro a data oficial do Carnaval 2013.
> Mapa - Em 2012, o Grito foi realizado em 200 cidades e 15 países. A expectativa para 2013 é de 300 cidades e 30 países. Traga mais cidades da sua região para participar, estimule novos produtores, auxilie o Grito Rock a se espalhar.
Inscrições
Agora, além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento
1) Produtores - O Fora do Eixo - realizador do Grito Rock Mundo - reassumiu a gestão integral do site Toque no Brasil. Desta forma, o TNB vai ser amplamente utilizado para o contato entre produtores e bandas, além de veicular notícias, coberturas, transmissões ao vivo e, inclusive, para o cadastro das inscrições de produtores interessados em realizar o Grito Rock em suas cidades. Será disponibilizado um regulamento para Gestores e um formulário para a inscrição.
2) Bandas - Todas as vagas de shows do Grito Rock 2013 serão disponibilizadas no site Toque no Brasil, a partir do dia 20 de dezembro. Assim, para as bandas e artistas interessados em participar dos festivais, é imprescindível o cadastro na plataforma. Além das vagas para shows isolados em todas as cidades, os artistas/bandas também terão acesso às microrrotas - oportunidades de circulação diferenciadas, que envolvem no mínimo três vagas de shows em cidades de uma mesma região.
3) Identidade Visual - A identidade visual do Grito Rock é renovada anualmente e desde 2010 esse processo acontece por meio de um concurso. Em 2013 a estratégia se mantém e o concurso vai ser lançado em 20 de dezembro, com inscrições até o dia 31 do mesmo mês.
> Campanhas - As campanhas são ações de publicização e fomento às diversas atividades propostas pelo Grito Rock, que desempenham o papel importantíssimo de dar unidade e potência à plataforma. A coordenação das campanhas será feita por equipes compostas por um coordenador nacional e seis coordenadores regionais. A apresentação dessas equipes, assim como o cronograma de lançamento das campanhas serão divulgados internamente. Este ano serão18 campanhas, divididas em três categorias: Circulação, Comunicação e Distribuição. Segue a relação completa:
Comunicação
Em 2012, o Grito foi realizado em 200 cidades e 15 países;
expectativa para 2013 é de 300 cidades e 30 países
# Divulgue Seu Grito - A Campanha consiste em subsidiar os produtores com produtos básicos da divulgação, como avatares, arquivos abertos, releases, abrangendo desde redes sociais até assessoria de imprensa.
# Grave Seu Grito - Registre as apresentações ao vivo do seu Grito Rock e tenha versões exclusivas sobre os artistas. A campanha traz um tutorial para a gravação dos shows com boa qualidade.
# ExpoGrito - O projeto busca dar vazão e celebrar a produção artística contemporânea brasileira e abrir portas para diálogos em rede acerca das artes visuais. A campanha chega à terceira edição, sempre com a proposta de convocar artistas para disponibilizar suas obras para exposição nos Gritos de todo o país.
# GritoDoc - Produza um registro audiovisual sobre o seu festival, explore os detalhes e produza em formato de documentário, integrando o GritoDoc, projeto que reúne todos os documentários gravados.
# PosTV - Transmita ao vivo shows, debates, oficinas e outras atividades do Grito Rock pela PosTV e amplie o alcance do seu Grito Rock.
# Cobertura Colaborativa - É uma ferramenta de comunicação desenvolvida pelo Fora do Eixo que reúne pessoas de qualquer idade e formação com o objetivo de registrar e divulgar os eventos em todos os segmentos, utilizando conceitos de mídia livre, colaborativismo e empirismo.
Sustentabilidade
# Capte Seu Grito - O Banco Fora do Eixo Card elaborou a campanha “Capte seu Grito”, com o objetivo de incentivar a busca por parcerias, apoios e patrocínios que viabilizem e fortaleçam a estrutura das edições do Festival.
# Monte seu Compacto.Tec - É um coquetel de planilhas, uma ferramenta com o objetivo de planejar e produzir cada etapa de um projeto. Através de um modelo de compacto.tec específico que será disponibilizado, a ideia é estimular a qualificação técnica dos realizadores dos festivais, assim como levantar informações completas sobre o Grito Rock em cada cidade sede do evento.
# Hospeda Cultura - A principal ideia da campanha é gerar um mapeamento de parceiros que podem ser pontos de hospedagem, diminuindo custos de produção e estabelecendo uma rede local de hospedagem solidária.
# Grito Ambiental - Campanha elaborada para auxiliar no processo de inserção de atividades ambientais no Grito Rock, através de um cardápio contendo um leque de ações sustentáveis, que os produtores podem escolher e colocar em prática.
# Gurizada no Grito - A campanha propõe ações para jovens e crianças durante o Festival Grito Rock 2013. Os Gritos podem organizar uma programação voltada para menores de 18 anos, proporcionando participação destes tanto na produção dos festivais, através de vivências e também como público, a partir de uma sessão de cinema, um campeonato de futebol ou ainda uma tarde voltada aos jovens.
# Grito Coletivo - A ideia da campanha é estimular os produtores a convocar parceiros para realizar os festivais em cada cidade, fortalecendo assim os Arranjos Coletivos Locais, através do estímulo às práticas colaborativas. Os parceiros podem ser convidados à assumir alguma campanha, ou mesmo a ajudar no planejamento e/ou produção do festival.
> Suporte - Quaiquer dúvida deve ser encaminhada para o e-mail gritorock@foradoeixo.org.br