(Foto: Divulgação)
Curso é trabalhado com base nas ações físicas desenvolvidas no
Brasil, principalmente pelo diretor Eugênio Barba, do Odin Teatret
O Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa, está em Natal (Rio Grande do Norte), para um encontro entre coletivos de teatro, com o objetivo de trocas de experiências sobre a prática do ator e de suas articulações como coletivos. O ator Rafael Crooz ministrará a oficina "O ator autor", que começa amanhã (quarta-feira, 10) e termina no dia 13, na sede do Coletivo Atores à Deriva, bairro da Ribeira, região central de Natal. O curso é trabalhado com base nas ações físicas desenvolvidas no Brasil principalmente pelo diretor italiano Eugênio Barba (do Odin Teatret), que vive e trabalha na Dinamarca há mais de 20 anos.
O Coletivo Atores à Deriva vem desenvolvendo nos últimos três anos um trabalho focado na criação cênica, no treinamento técnico do ator e na pesquisa da dramaturgia, além da palavra escrita (dramaturgia da cena). O processo de pesquisa dos Atores à Deriva tem primado pela construção de um ator que deixe de ser mero reprodutor de imagens e sentimentos e que possa ser realmente um criador. Assim como o Sala Preta, o grupo nordestino acredita na horizontalização do pensamento, na troca de saberes e nas possibilidades que a precariedade pode trazer como potência criativa da cena.
Dois níveis de dramaturgia
Rafael Crooz explica que a oficina se concentra em dois níveis de dramaturgia, uma orgânica e outra narrativa em relação à construção de cenas de um espetáculo. O ator ainda destaca a disponibilidade e articulação dos artistas de Natal, e completa:
- A cena teatral da cidade é um território fértil e cheio de potenciais e vontades em fazer, portanto, um local propício para um encontro como este.
Serviço
> O ator autor - A oficina será das 17 às 22h e os interessados devem fazer a inscrição, pagando uma taxa simbólica de R$ 30, na sede do grupo.