(Foto: Divulgação)
“O Andarilho da Utopia” pode ser visto na sexta-feira, 24 de novembro, às 19h
O Teatro Sesc Rosinha de Valença recebe, na sexta-feira (24 de novembro), o espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”. Com entrada franca, o monólogo será apresentado às 19h e é inspirado na trajetória e na obra do patrono da educação brasileira.
Em cena, o ator Richard Riguetti dá vida a causos do educador e filósofo, um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial, utilizando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua. A montagem tem direção de Luiz Antônio Rocha e dramaturgia de Junio Santos.
Na trama, o andarilho é um sujeito em movimento e a utopia é um impulso de buscar o conhecimento, sabendo que existe sempre algo mais a ser descoberto. A narrativa começa no interior de Pernambuco, onde Paulo Freire é apresentado como um menino humilde e curioso, que, mesmo submetido à fome, não perde seu interesse pelas palavras.
Essa busca de Freire, que deixou um legado mundial sobre a emancipação por meio da educação, é apresentada para o público a partir de uma encenação e uma estrutura narrativa que leva o público à reflexão. Por esse espetáculo, o Riguetti, Rocha e Santos foram indicados ao prêmio Shell de Teatro, em 2019, na categoria inovação.
Assistida por mais de 50 mil espectadores, o espetáculo foi selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar para circulação nas unidades da instituição. Confira as próximas apresentações no site sescrio.org.br
> Espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” - Sexta-feira, 24 de novembro, às 19h. Teatro Sesc Rosinha de Valença (Avenida Professora Silvina Borges Graciosa, 44). Classificação: 12 anos. Entrada franca.