Publicidade

RH

A Todo Vapor

Estudarte retoma os trabalhos para nova temporada

Segunda fase do oitavo festival será no início de fevereiro, no Centro Cultural da Fundação CSN; grupo já prepara seleção para elenco de 2017

Teatro  –  10/01/2017 10:04

1

(Fotos: Divulgação)

Após o workshop, selecionados terão acesso direto aos preparativos finais do VIII Festival

O ano pouco começou e o grupo cênico Estudarte já inicia suas atividades. Tudo para poder cumprir a agenda anual com êxito. Diferente de todos os outros anos, em 2017 a trupe inicia a agenda com um workshop aberto ao público. O trabalho, que acontecerá dos dias 23 a 27 de janeiro, das 19 às 21h, tem o objetivo de reciclagem para atores já experientes e nivelar pessoas que têm vontade de se envolver com teatro, além de selecionar os integrantes que se juntarão ao grupo na oficina que iniciará em fevereiro.

- De 2004 a 2010 nós abríamos matrículas para qualquer pessoa sem uma análise prévia. Apenas tínhamos cautela seletiva quanto à faixa etária. Em 2016 só participou do grupo quem foi convidado. Então surgiu a ideia de voltarmos a abrir para a comunidade em geral, porém, com uma seleção - explica Rodrigo Hallvys, diretor geral do grupo.

O workshop terá a função de avaliar pontualidade, comprometimento, dedicação e aptidão. Serão cinco noites de exercícios práticos e diagnósticos em cima dos interessados. Pessoas a partir de 16 anos podem se matricular.

Após o workshop, os selecionados terão acesso direto aos preparativos finais da segunda fase do VIII Festival de Teatro do Estudarte. O evento, que teve sua primeira sessão no palco da ETPC no início de dezembro, retorna em pequena temporada (2, 3 e 4 de fevereiro) no Centro Cultural da Fundação CSN, com entrada franca.

- Sempre tivemos casa cheia e a sessão de dezembro foi fechada apenas a patrocinadores e convidados. Não tivemos como convidar todas as pessoas que conhecemos e não consegui entrar em contato com todos os amigos. Daí o centro cultural nos presenteou com três noites de fevereiro, nos dando a honra de abrir a agenda anual deles também e podermos receber aqueles que sempre nos acompanharam - detalha Hallvys, com tom de gratidão.

_______________________________________________________

Os três espetáculos do grupo serão apresentados todas as noites e foram escolhidos a dedo.

_______________________________________________________

“Barulho” é um drama que traz sensibilidade e acidez em contextualizar três personagens amarradas em camisa-de-força por falarem o que há entre verdade e sociedade. A comédia “Mulheres desesperadas” ficou dois anos em cartaz e encerrou suas atividades em Copacabana, no Rio de Janeiro. Agora retorna com novo elenco, mostrando as dificuldades que uma família tem para conviver com as diferenças. Para encerrar a noite a famosa personagem Catarina vem com “Apenas comentando mais”, segundo ato da trilogia, onde ela tem um embate fervoroso ao hospedar a sogra e ainda precisa lidar com a vizinha fofoqueira.

Já as aberturas serão diferentes a cada dia. Em 2 de fevereiro a poeta Regina Vilarinhos declama seu texto “Inquisições”, relativizando as atitudes da Era Medieval com a Cibernética. No segundo dia retorna Albinno Oliveira Grecco com “O nubente”, que abriu a sessão de dezembro, fazendo um recorte de situações que abrangem sentimentos de um noivo prestes a se casar. E no dia 4 de fevereiro a atriz carioca Duda Simões interpreta o monólogo “Crise”, sob a direção de Hallvys.

- Regina e Albinno escreveram seus textos especialmente para este festival. São duas figuras que admiro como pessoas e profissionais e com quem tenho grande amizade. A Duda trabalha comigo no Rio e encerrou o nosso IV Festival de Esquetes Estudantis de Vargens também em dezembro. Ela tem apenas 14 anos e dá conta de cenas de uma forma generosa, limpa e redondinha. Conversei com os pais dela e vamos trazê-la - explica Rodrigo, comemorando também o sucesso do festival que ele produz com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, no Rio.

Quem é quem no festival

. Direção geral: Rodrigo Hallvys
. Assistente de direção: Patrick Thouin
. Produção: Maíra Pimentel
. Figurino: Eliete Braun
. Fotografia: Mayara Miranda - Studio Tô na Foto / Jana Machado - Lottus Produções Fotográficas
. Produção: RH Soluções Artísticas
. Barulho: Com Elisangela Alves, Maíra Pimentel e Poliana Batista
. Mulheres desesperadas: Com Filipe Xagas, Isabel Dickson, Ludmila Sousa e Marcella Amaral
. Apenas comentando mais: Com Alex Almeida, Demétrio Santos e Ramón Amorim

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Workshop de Interpretação - De 23 a 27 de janeiro, das 19 às 21h. Vagas: 15. Idade mínima: 16 anos. Taxa de R$ 80. Entrar em contato por www.facebook.com/rodrigohallvys

> VIII Festival do Estudarte - Dias 2, 3 e 4 de fevereiro, às 20h. Dia 2 de fevereiro (quinta-feira): Abertura com Regina Vilarinhos declamando “Inquisições”. Dia 3 (sexta-feira): Abertura com Albinno Oliveira Grecco em “O nubente”. Dia 4 (sábado). Abertura com Duda Simões em “Crise”. Centro Cultural Fundação CSN. Entrada gratuita. Classificação: livre.

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×