Publicidade

RH

Semana Santa de Fé, Tradição e Encenação

Grupo Arte em Missão encena A Paixão de Cristo online

Espetáculo será transmitido em 2 de abril, a partir das 17h via redes sociais Facebook e YouTube

Teatro  –  25/02/2021 20:41

9855

 

(Foto: Divulgação)

São cerca de seis pessoas na comissão de organização e outras ainda estarão envolvidas na produção do espetáculo, atores, ensaiadores, produtores, equipe de filmagem, fotógrafo, etc., com um total de cerca de 50 pessoas

 

Retomada no ano de 2019, a encenação da Paixão de Cristo visou, segundo os organizadores do espetáculo, aproximar as pessoas de Deus e manter viva a tradição. Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve que ser paralisado novamente. Este ano o Grupo Arte em Missão, visando evitar aglomerações, fará uma transmissão ao vivo do espetáculo para que os espectadores assistam com segurança. A intenção da coordenação é realizar um espetáculo ecumênico e de diversas classes sociais, demonstrando uma responsabilidade social e humana, amparada também pela CF 2021 que tem como lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). A encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo de fé, amor e devoção, que este ano será transmitido via redes sociais do grupo no Facebook e YouTube.

Após um ano desafiador e de muita expectativa, o desejo de realizar e manter viva uma das maiores tradições da igreja e do município se mantém. O Grupo Arte em Missão, com apoio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Vista Alegre, garante que vai seguir todas as medidas de segurança indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e demais órgãos de saúde municipal, estadual e federal. Uma equipe específica foi criada para cuidar de cada detalhe.  São cerca de seis pessoas na comissão de organização e outras ainda estarão envolvidas na produção do espetáculo, atores, ensaiadores, produtores, equipe de filmagem, fotógrafo, etc., com um total de cerca de 50 pessoas. O evento faz parte do Calendário Cultural da cidade, previsto no Sistema Municipal de Cultura - SMCBM Lei 4.602/2016.

Uma paixão de muitos corações

A coordenadora do grupo Elma Mariano comemora a realização da encenação neste novo formato.

- Administrar as mudanças e necessidades tem sido um grande desafio, a pré-produção é algo trabalhoso e requer uma disciplina para cumprir o que é proposto, outro grande desafio é ter domínio para saber lidar com dificuldades e novidades que surgem e reverter para que o espetáculo aconteça e todos se sintam felizes e seguros. A expectativa é que sejam atingidos cinco mil espectadores.

O texto, adaptado pelo produtor Mattus Silva, que também responde pelos cenários e figurinos, demandou esforço e pesquisa.

- Remontar este espetáculo é sempre fascinante e emocionante. Estar presente na elaboração nos permite conhecer melhor essa paixão e sua contribuição para a salvação da humanidade, tanto no passado quanto atualmente. Assumir por mais um ano a responsabilidade de produzir um espetáculo como esse traz força e alegria em saber que mais uma vez vou poder aproximar as pessoas de Jesus, mesmo que por pouco tempo, com a intenção de que a partir daí elas se aproximem cada vez mais por si mesmas, já tendo sido aberto o caminho.

Jesus, o personagem principal será protagonizado pelo ator Patrick Miquilino.

- É a primeira vez que vou vivenciar esse que é um dos papéis mais importantes da encenação! Viver um pouco do que Jesus passou na sua caminhada é algo surreal e vai além de qualquer explicação. Foi desafiador o convite, mas sinto-me preparado para viver essa experiência. Estou entregue de corpo, alma e coração!

A encenação

A Paixão de Jesus Cristo é um dos ciclos da sua vida, o último. Nele se inserem todos os episódios que perpassam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo "paixão" provém do latim “passio”, que indica sofrimento.

Os Quatro Evangelhos, de Marcos, Lucas, Mateus e João, relatam as provações físicas e morais pelas quais Cristo passou durante a Paixão, sendo dessas uma das que se representam mais frequentemente em termos iconográficos o Ecce Homo ("Eis o Homem"), altura em que Cristo é apresentado à multidão flagelado, com uma coroa de espinhos e um ramo na mão e coberto apenas com uma capa vermelha. Esses objetos foram-lhe impostos pelos guardas e torturadores como imitação dos atributos reais, na sequência da afirmação de Jesus de que ele pertenceria ao reino dos Céus. A prece no jardim de Getsemani, a traição de Judas, o caminho para o Calvário, a crucifixão, o sorteio da capa que cobria Jesus e a sua morte são outras representações da Paixão muito frequentes.

Quem é quem no espetáculo

. Remontagem/Cenografia/Figurinos/Direção: Mattus Silva
. Produção: Alisson Silva, Miguel Felipe e Gustavo Pereira
. Coordenação Geral: Elma Mariano
. Assistente de Cenografia: Marcos Ferreria
. Confecção de Figurinos: Maria das Graças de Carvalho e Marli das Graças Cunha Almeida
. Programação Visual: Mattus Silva 

> A Paixão de Cristo - Dia 2 de abril, às 17h. Transmissão ao vivo: @grupoartemissão (Facebook), Grupo Arte em Missão (YouTube). 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×