(Fotos: Divulgação)
Jorge Gonzaga, o Gim, coordenador geral da Mostra e presidente da Associação Rio de Teatro de Bonecos
A terceira edição da Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda traz um panorama do teatro de animação, de 18 a 29 de agosto. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve de ser adaptada e poderá ser conferida online. A programação conta com atividades de formação, entre elas, seminário, oficinas, workshop e simpósio, além de apresentações artísticas com técnicas variadas de grupos de diversas partes do país e até do exterior, como o Grupo Io Io Puppet Theatre, da República Tcheca.
A Última Invenção
Jorge Gonzaga, o Gim, coordenador geral da Mostra e presidente da Associação Rio de Teatro de Bonecos, enfatiza que o teatro de bonecos é hoje um dos segmentos das artes cênicas que mais cresceram em termos de produção e inovação, tanto no Brasil como no mundo.
- Ancorados nessa força crescente, e com o surgimento de editais culturais com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, foi possível retomar o caminho interrompido há 11 anos, e com isso voltar a sonhar com uma mostra forte e vigorosa, para que no futuro caminhe sozinha - diz.
Celso Ohi (curadoria)
Celso Ohi, curador da Mostra, destaca três pontos na programação:
. Primeiro ponto - A diversidade de técnicas e linguagens com representatividade com o teatro popular de bonecos, teatro de sombras, marionete de fios, animação mecânica e teatro de lambe-lambe;
. Segundo ponto - A expansão das fronteiras regionais com grupos de diversas partes do país e até do exterior;
. Terceiro Ponto - O resgate da discussão sobre o teatro de bonecos e formas animadas no país, através das atividades de formação.
A Lua de Li Po - Arô Ribeiro
Revista
Aproveitando a realização da terceira edição da Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda chega ao público a revista “Cia Infantocata - 40 Anos de Amor ao Teatro de Bonecos”, uma publicação de 76 páginas recheada de histórias, desde a fundação da Cia. até os dias de hoje. Reúne fotos, textos e artigos sobre teatro de bonecos, entre outros assuntos.
Teatro de Lambe-Lambe - O Grande Pequeno Circo
Como tudo começou
Em 2009, a Cia. Infantocata apresentou à Secretaria de Cultura de Volta Redonda a ideia de realizar um evento que valorizasse o teatro de bonecos na região. O projeto, apresentado com o nome de 1° Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda, já sinalizava que um dos principais objetivos era se tornar um atrativo que fosse capaz de fazer parte de um roteiro cultural e turístico da região.
O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes
Para que esse objetivo fosse alcançado, seria necessária uma continuidade dessa Mostra por alguns anos até que ganhasse força e visibilidade o suficiente para se tornar autônoma.
Cortejo Coronavírus
No ano seguinte, em 2010, ainda perseguindo esse objetivo, foi realizada a segunda edição, mas infelizmente, após essa edição, a Mostra não teve a continuidade esperada. Onze anos se passaram e durante todo esse tempo a Cia. nunca parou, pelo contrário, continuou produzindo e está comemorando 40 anos de atividade.
Grupo Tropeço
> Contemplada pelo edital “Fomenta Festival” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc, a 3ª Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda. Coordenação geral: Jorge Gonzaga. Curadoria: Celso Ohi. Produção executiva: Xan Braz. Designer & mídia digital: Stéfano Azevedo. Confira a programação completa no Instagram @ciainfantocata