Clique aqui para conferir local, dia e horário do espetáculo "À Procura do Rei", além das novidades da 1ª IPI
O musical “À Procura do rei” é a atração para arrecadar alimentos que serão destinados a famílias atendidas pelo Programa de Assistência Social e Diaconia da Igreja Presbiteriana Independente do Eucaliptal, em Volta Redonda. A produção executiva e a direção teatral do espetáculo levam a assinatura do ator Tiago Rezeck. Para participar da Campanha de Alimentos basta trocar 1Kg de alimento não-perecível pelo ingresso do musical.
- Os ingressos são limitados, então, reservem antecipadamente, para não correr risco de ficar de fora na apresentação. Contamos com a sua ajuda, e vamos juntos fazer o Natal de muitas famílias mais feliz - diz Rezeck, que ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2012.
Quem quiser doar, mesmo sem ir assistir ao espetáculo, é só entregar o alimento na 1ª IPI (Rua José de Alencar, 22, Eucaliptal, Volta Redonda). Ou, se preferir, fazer a doação em dinheiro (pix 1ª.ipi.vr@gmail.com). Pode doar qualquer quantia.
Qual a história que será contada
A sinopse do espetáculo é a seguinte: “Mais uma vez Deus pune o homem por suas transgressões, usando Nabucodonosor para invadir e dominar Israel, mandando seu povo como escravo para o cativeiro, para viverem exilados. Mesmo o povo pensando que Deus os havia abandonado, as profecias messiânicas ressurgiam, para dar esperança a um povo que sofria, ansiando a vinda do Rei que os salvaria. E assim se fez, o Rei nasce, e uma estrela no céu surge, guiando três magos que, observando o movimento daquele corpo celeste, seguindo o coração após receberem a anunciação, partem em uma longa jornada, à procura do Rei”.
Cinco momentos históricos
O espetáculo explica em dois atos, segundo o Tiago Rezeck, cinco momentos históricos vividos pelo povo de Israel:
1 - “A Promessa”
- Deus promete a Abraão (genesis 12 -3) “em ti serão benditas todas as nações” - detalha Rezeck.
2 - “As Profecias Messiânicas”
Relata um pouco sobre o motivo da vinda do messias.
- Devido à degradação ética, moral e espiritual do Homem, mais uma vez as pessoas sofrem as consequências de seus atos. A escravidão no Cativeiro Babilônico mostra os 70 anos de dor e sofrimento do povo judeu, e que, mesmo enfraquecido e humilhado, mantém na prática das escrituras a palavra de Deus. E assim reconhecem a necessidade de que um messias deveria vir para salvá-los do sofrimento. Conseguem se erguer, e voltam para casa - conta o diretor do espetáculo.
3 - “O Silêncio Profético”
Israel volta a desobedecer.
- Deus anuncia uma nova disciplina, o silêncio de sua palavra, que dura 400 anos - explica Rezeck.
4 - “O Advento”
No quarto momento, após esse vasto tempo, a profecia messiânica se cumpre, e o Rei chega, Jesus nasce.
5 - “A Epifania”
Descobre-se, de acordo com Rezeck, uma grande mensagem esquecida nessa história:
- Deus se revelou não só para seu povo, Israel, mas também para povos estrangeiros, cumprindo a antiga promessa feita no primeiro momento a Abraão. Com isso, começa a caminhada dos três Reis Magos que buscam encontrar essa criança para presenteá-la e o adorar.
A polêmica do presépio
E assim o presépio se forma? Mas e os Reis Magos? O diretor do musical explica:
- Acertamos a cronologia dos fatos. Os Reis Magos não estão na noite do nascimento de Jesus, e sim, tempos depois. A estrela surge no nascimento, e por cerca de dois anos no céu segue mostrando o caminho para os magos, que então partem, um da Pérsia, outro da Babilônia e outro da Arábia, demorando cerca de dois anos para chegarem a Belém.
Segundo Rezeck, nesta história tão conhecida, fatos e personagens importantes são deixados de lado.
- Porém, o musical volta 600 anos no tempo, para mostrar como foi importante o anúncio profético da vinda do messias naquele tempo, levando o público a entender o tempo correto dos fatos e a se encantar com uma das passagens mais emocionantes da Bíblia.
Quem é quem no espetáculo
. Produção executiva e Direção Teatral: Tiago Rezeck
. Direção Musical e Regência: Vanessa Marcelino
. Atores: Alice Pacheco, Manolo Santos, Gabriel Carmo, Zack Nunes, Kaike Batista, Duda Batista, Meiri Hellen, Pietro Marcelino, Samuel Felipe, Guilherme Teixeira, Santilio Souza, Silvestre Botelho, Joelma Lotinha, Carol Candido, Dilma Botelho, Abimael, Osvaldo Oliveira, Elizete Shwartz
. Coral: Abimael, Ana Fantato, Carol Candido, Cid Lei, Cleide Miranda, Conceição Rigon, Dilma Botelho, Léa Candido, Néia Divino, Elizete Shwartz, Manolo Santos, Gabriel do Carmo, Gislene Oliveira, Guilherme Teixeira, Santilio Souza, Joelma Lotinha, Lídia Lima, Márcia Ramalho, Malú Silva, Nídia Miranda, Osvaldo Oliveira, Sula André, Silvestre Botelho, Tiago Marcelino, Mara Ferreira, Esdras Ribeiro
. Coreografia (Crianças): Assaf, Duda Machado, Nathan Dias, Kailaynne Lana, Nicole Cristina, Gabriel Jonh, Yasmin Santos, Sophia Correia, Beatriz Vitória, Marcele Vitorio
. Coreógrafa: Binha Santos
. Cenário e Iluminação: Tiago Rezeck
. Figurinos: Léa Candido, Maria Mariano, Zilda Gonçalves
. Técnico em Iluminação: Adaelton
. Operação de Som: Naamã Chagas
> Para mais informações: (24) 99984-0892 | Facebook 1ª Igreja Presbiteriana Independente | Instagram @T.rezeck