Publicidade

RH

Mais Uma de Walter Negrão

Relembre: Novela "Fera radical" completa 25 anos

Sucesso absoluto dos anos 80, consagrou a atriz Malu Mader como uma de suas primeiras protagonistas na Globo

Televisão  –  04/04/2013 15:49

1143

(Fotos: Divulgação)

Protagonistas: Malu Mader e José Mayer

 

Olá, galera. Semana passada falei dos 30 anos de "Pão pão beijo beijo", do talentoso autor Walther Negrão. Mais uma vez, para deleite dos noveleiros (como eu!), a coluna "Fique de Olho" relembra outra trama do novelista no horário das 18h: "Fera radical". Sucesso absoluto dos anos 80, que consagrou a atriz Malu Mader como uma de suas primeiras protagonistas na Globo. As duas novelas citadas estrearam no mesmo dia e horário. A segunda completou bodas de prata.

O autor diz que a inspiração veio da peça "A visita da velha senhora", do suíço Friederich Durrematt, assim como outros folhetins ("Cavalo de aço", "Os inocentes", "Fera ferida", "Chocolate com pimenta"), que conta a clássica história da mocinha que volta ao lugar de origem para acertar mágoas do passado.

Um quadrado amoroso

Montada numa moto, Cláudia volta à pacata Rio Novo, para vingar o massacre de sua família, 15 anos antes. Seus pais e irmãos morreram após um incêndio criminoso. De volta à cidade, a personagem se envolve com os irmãos Fernando e Heitor (José Mayer e o saudoso Thales Pan Chacon) formando um triângulo. Não! Um quadrado amoroso, pois ainda havia a insegura Marília (Carla Camuratti).

1

A insegura Marília (Carla Camuratti)

A novela tinha um atrativo a mais: a mocinha contava com o recurso da informática a seu favor. Cláudia era analista de sistemas. Além das discussões sobre tráfico de sêmen de animais, exportação de carne, mundo dos agronegócios, a história central desmitificava o rótulo de trama rural.

Cenas gravadas em Vassouras

O elenco tinha Laura Cardoso, Paulo Goulart, Elias Gleizer, Cláudia Abreu, Chica Xavier, Denise Del Vecchio, Alexandra Marzo, Tato Gabus, Raul Gazolla e os saudosos Cláudia Magno, Rodrigo Santiago, entre outros. As cenas na fictícia Rio Novo eram gravadas em Vassouras (RJ). Uma das cenas marcantes foi o julgamento de Cláudia em que Fernando invade o tribunal com seu cavalo.

Em tempo: Foi o último trabalho de Yara Amaral, que morreria seis semanas depois do término das gravações no naufrágio do Bateau Mouche, no réveillon de 1989. A atriz interpretou a vilã Joana Flores. Curiosidade: Negrão se baseou na própria novela "Cavalo de aço" (1973) para criar "Fera radical". Assim como o personagem central Rodrigo (Tarcísio Meira), Cláudia aparecia com sua possante motocicleta.

Uma novela deliciosa. Abraços, galera.

> Fonte: Almanaque Anos 80

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • marcio morais

    Fez parte de minha historia.