Publicidade

RH

Nova Versão

Estreia de "Saramandaia" prometeu mas ainda não empolgou

Exotismo foi transformado em algo tão sério, sisudo e comum que perdeu parte da força

Televisão  –  15/07/2013 14:12

1

(Foto: Divulgação)

Novos rostos, como Sérgio Guizé (João Gibão), precisam encontrar melhor seus papéis

Olá, galera. A coluna comenta uma das mais aguardadas estreias da Rede Globo na programação de 2013. "Saramandaia" estreou com a promessa de agradar e divertir o público no horário das 23h. Apesar da produção caprichada, o folhetim reeditado não empolgou muito. Tendo como inspiração a obra original de Dias Gomes (considerado um dos autores mais subversivos), o autor Ricardo Linhares está conduzindo bem a novela com ótimos ganchos e novos conflitos e diz não ter enfrentado dificuldades na adaptação, apesar dos novos tempos. "Não há mais porquê metaforizar. A expressão é livre", enfatiza o novelista.

O realismo fantástico se contrapõe com as desavenças familiares dos núcleos Rosado e Vilar, além de palavras, expressões e referências que vêm chamando a atenção dos telespectadores mais atentos. Mas tal exotismo foi transformado em algo tão sério, sisudo e comum que perdeu parte da força nesta modernização da história, um dos pontos negativos da nova versão. 

Além do elenco, direção, fotografia viva (em contraste com a cinzenta trama das 21h), bom texto e efeitos especiais pra ninguém botar defeito, um dos pontos altos da história são os personagens com características surreais como Dona Redonda, o professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), João Gibão (Sérgio Guizé), Marcina (Chandelly Braz), Cazuza (Marcos Palmeira) e outros. A atriz Vera Holtz, a mais comentada entre o público, é um atrativo à parte por conta de sua "exagerância" alimentar. A cena-ícone da explosão promete ser a grande surpresa para o noveleiros, tal qual a primeira versão (ou não!). 

Entretanto, críticas não faltam

Nas redes sociais, alguns noveleiros reclamaram da abertura que, inovadora e moderna, aparece sem o tema principal "Pavão mysteriozo" (interpretado por Ednardo), uma das marcas registradas na memória televisiva; a inserção de novos personagens que por sua vez tende a mudar a essência do enredo antigo; e a falta do sotaque nordestino dos personagens. 

Destacam-se nomes como Vera Holtz, Fernanda Montenegro e Leandra Leal. Entretanto, novos rostos como Sérgio Guizé, Laura Neiva e Fernando Belo precisam encontrar melhor seus papéis. É prematuro afirmar que "Saramandaia" pouco oferece de novo. Mas, para a expectativa que gerou, a novela poderia ter oferecido mais.

Remake chega num tempo oportuno 

Em época de manifestos e protestos pelo país, o remake chega num tempo oportuno. O primeiro capítulo mostrou uma passeata com jovens de cara pintada promovendo a mudança do nome do lugar. A personagem Zélia Vilar (Leandra Leal) faz a jovem idealista que lidera um motim contra o empresário Zico Rosado (José Mayer). 

Vale lembrar que a novela começou com audiência menor do que "Gabriela" exibida no ano passado. Segundo dados do Ibope, a novela obteve média de 20 pontos, sendo sua maior audiência 27 e sua menor 14. Apesar da primeira semana não tão boa assim, a trama ainda está acima da meta para o horário, que é de 18 pontos.

Abraços, galera. 

> Fontes: R7 e Mídia Recôncavo

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×