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Sucesso Imediato

Telenovela, a grande paixão dos brasileiros, completa meio século no Brasil

Gênero foi importado do rádio, que passou por processo de adaptação para se transformar no produto de maior aceitação em termos de audiência

Televisão  –  23/07/2013 17:14

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(Fotos: Divulgação)

"Beto Rockfeller", de 1968, foi levada ao ar pela TV Tupi; uma nova linguagem televisiva

"Alô?!
2-5499, bom dia
Perdoe-me, foi engano!" 

Olá, galera. Esse é um trecho de um texto da primeira história de amor diária da televisão brasileira. Estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes, "2-5499 ocupado" foi ao ar no dia 22 de julho de 1963, às 19h, lançando a telenovela diária como uma opção despretensiosa para os telespectadores. O que os homens da TV daquela época não sabiam - nem o idealizador, que já morreu, Edson Leite - é que estava lançada a maior produção de arte popular da nossa televisão. Em comemoração à data, a coluna presta várias homenagens ao longo da semana. 

O gênero foi importado do rádio, que passou por um processo de adaptação para se transformar no produto de maior aceitação em termos de audiência da televisão brasileira. O primeiro grande passo para essa implantação foi a convocação de escritores brasileiros para adaptarem e produzirem histórias que já haviam sido sucesso no veículo radiofônico. 

O sucesso das telenovelas diárias foi imediato, embora no início o público tenha tido algumas dificuldades para se acostumar com a sequência dia a dia. "Do ponto de vista da dona de casa, ela sabia que todo dia às 8 tinha uma novela; é como todo dia ter que fazer almoço e levar a criança para a escola". Uma grande paixão tomava conta dos brasileiros. 

Nos anos 60, a telenovela torna-se o produto por meio do qual os canais concorrem entre si. "Programação obrigatória das emissoras, elemento fundamental na distribuição dos horários e dos custos, também responsável pela elevação dos índices de audiência". 

A forma narrativa herdada do folhetim melodramático radiofônico é fundamental, na fase inicial do gênero televisivo, pelas reações que ela provoca no público criando neste o hábito de acompanhar a trama cotidiana, facilitando a implementação da horizontalidade da programação. 

Atualmente, a telenovela é considerada um dos principais produtos da indústria cultural e uma das principais fontes de renda das emissoras de televisão que se especializaram em produzir esse tipo de produto, como por exemplo, a Rede Globo de Televisão no Brasil. 

Grandes (e memoráveis) telenovelas brasileiras 

> Beto Rockfeller (1968) - TV Tupi - uma nova linguagem televisiva.
> Irmãos coragem (1970) - Os homens também assistem novelas.
> Selva de pedra (1972) - Um triângulo amoroso que parou (literalmente) o Brasil.
> Dancindays (1978) - O comportamento dos telespectadores.
> Roque santeiro (1985) - A miniatura do país depois da ditadura.
> Vale tudo (1988) - O país revela a verdadeira face.
> Pantanal (1990) - TV Manchete - (re)descobrindo o Brasil.
> Laços de família (2000) - O social fazendo sua parte.
> O clone (2001) - A telenovela ganhando o mundo.
> Avenida Brasil (2012) - A realidade mais próxima do público. 

Perguntado sobre a telenovela e o seu futuro, o autor da próxima trama das 21h (janeiro de 2014) intitulada "Em família" Manoel Carlos, pontua:

"O arsenal de recursos que temos à disposição para criar e executar programas de ficção e jornalismo nos permite dar asas à imaginação, de maneira quase ilimitada. Ousa-se mais, por exemplo, com a ausência da censura prévia. Os temas-tabus foram reduzidos. Cenas de sexo foram anexadas com mais frequência e seus limites foram ampliados. Aumentou-se a tolerância. Mas não acredito que isso tenha contribuído para o aprimoramento da criação de histórias ou tenha favorecido as novelas ou, de um modo geral, a teledramaturgia". E conclui:

"Estamos cada vez mais antenados com as exigências do público e não apenas ceder às suas preferências. O que sempre vai sofrer mudanças é a visão pessoal de quem cria e produz cada história. Ainda somos poucos autores, mas percebe-se que vem uma turma brava por aí. Espero que eles consigam dar os passos que nós, veteranos, não conseguimos".

Vamos acompanhar as próximas emoções. Viva a telenovela. Abraços, galera!

> Fontes: Estadão/Cultura, Borelli, S. H. S. ; Ortiz, R. ; Ramos, J. M. O. Telenovela: História e Produção. 2ª.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. Comunicarte.

Personagem do dia

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Zé Esteves (o saudoso Sebastião Vasconcelos) em Tieta (1989/90)

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

1 Comentário

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  • warlen pontes

    Muito bom!