Publicidade

RH

"Caia na Gandaia, Entre Nessa Festa..."

"Dancin´days", os 35 anos de um grande sucesso

Charmosa e deliciosa trama de Gilberto Braga; perfeita sintonia entre elenco, texto e direção

Televisão  –  28/07/2013 15:22

1

(Foto: Divulgação)

Um dos destaques: A volta triunfal de Júlia arrasando na pista de dança; cena inesquecível

Olá, galera. Em comemoração ao 50 anos da telenovela diária, a coluna destaca um estrondoso sucesso da TV. "Dancin´days" completa neste mês 35 anos de sua estreia. Escrita pelo então jovem Gilberto Braga, a trama conquistou o país. O autor não escondeu o nervosismo e, a partir de um argumento da saudosa autora Janete Clair, criou a história de Júlia Matos (interpretada brilhantemente por Sônia Braga). O novelista não esperava tamanha repercussão. A novela começava com a saída de Júlia da cadeia após 11 anos de detenção. O conflito inicia-se com a aproximação da ex-presidiária com a filha adolescente Marisa (Glória Pires, a revelação na época). A jovem era criada com todo luxo por Yolanda Pratini (magistralmente defendida por Joana Fomm). A difícil não aceitação da ex-detenta à sociedade foi um dos pontos altos da novela.

Ao longo dos capítulos, Júlia faz uma viagem e volta transformada. Uma nova mulher cheia de planos, tendências e dividida entre Ubirajara (Ary Fontoura) e Cacá (Antônio Fagundes). E entre encontros e desencontros vence o segundo pretendente. Sucesso de público e crítica, "Dancindays" ganhou matéria exclusiva na revista norte-americana "Newsweek", destacando a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos ditados pela personagem de Sônia, como meias coloridas de lurex, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues).

Elenco estelar e participações especiais 

Com direção de Daniel Filho, Dennis Carvalho, Gonzaga Blota, Marcos Paulo, JC Pieri e um elenco estelar com Lídia Brondi, Pepita Rodrigues, Beatriz Segall, Chica Xavier, os saudosos Lauro Corona, Mário Lago, José Lewgoy, Yara Amaral, Claudio Corrêa e Castro, Lourdes Mesquita, Milton Moraes, Diana Morell e outros, além das participações de celebridades da vida real. Duas cenas marcantes: a volta triunfal de Júlia e o confronto físico entre as irmãs no Copacabana Palace.

Curiosidades: Betty Faria foi cogitada inicialmente por Gilberto Braga para viver Júlia. A atriz não aceitou, devido às gravações do programa "Brasil Pandeiro".

Trilha sonora internacional foi uma das mais vendidas 

A trilha sonora internacional foi uma das mais vendidas em toda a história das telenovelas, batendo o recorde anterior que da trilha nacional de "Estúpido cupido". Destaque para "Dancindays" (Frenéticas), "João e Maria" (Nara Leão e Chico Buarque), "Amanhã" (Guilherme Arantes), entre outros temas marcantes. O nome da novela foi inspirada na boate de Nelson Motta batizada de "Frenetic Dancing Days Discothèque". O grupo As Frenéticas ganhou projeção nacional graças à telenovela.

Janete Clair informalmente supervisionava Gilberto nos textos. A personagem Áurea (Yara Amaral) foi inspirada na mãe do autor. A trama ganhou um remake em Portugal no ano passado. Em 2012, a Globo Marcas lançou um box com DVDs da novela. Charmosa e deliciosa trama. Perfeita sintonia entre elenco, texto e direção. Abraços, galera.

> Fonte: Site Teledramaturgia

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×